Em sua entrevista para o livro, Nóog destaca sua trajetória de vida e profissional e seu engajamento em movimentos sociais, em um contexto geopolítico e social, sempre inspirado pela sua arte. Ele tem um grupo de amigos artistas com quem estão discutindo um novo modelo político da arte que é uma terceira via, porque “as propostas políticas e ideológicas de esquerda e direita não resolveram”. Ele diz que o discurso político vai para um lado e a prática para o outro e os governos não valorizam a transformação e a mudança, se o fizessem, teriam alcançado transformações positivas e assim, a cada ano não aumentariam os problemas sociais.

 

O movimento que busca essa TERCEIRA VIA se chama “Brasil do Nosso Sonho”, permite que ele busque ferramentas realmente transformadoras, como a arte, organizações independentes que possibilitem mudanças reais para a sociedade.

 

O livro é um compêndio muito heterogêneo de artistas, em idades, sexos, artes, técnicas e estilos. Neste livro você pode encontrar 22 artistas da América Latina, 11 homens e 11 mulheres de diversas formas artísticas, como cinema, documentário, teatro, circo, fotografia, vídeo, performance, coleção, plástico, taxidermia, têxteis, pintura, programação, grafite, romance, poesia, música orquestral, bambuco, rap, metal e samba.

 

Vídeo: Camila Uribe – Coautora do livro Lo Que Les Dio La Gana – Agência Sambrasil

 

OUÇA O ÁLBUM “REINÍCIO” AQUI:

 

OUÇA O ÁLBUM “MAMELUCO AFRO BRASILEIRO” AQUI:

 

OUÇA O ÁLBUM “O SAMBA É DA GENTE” AQUI:

 

SOBRE O LIVRO “Lo Que Les Dio La Gana”

 

Este livro tem um precedente na América Latina, imaginado por Artistas, 55 entrevistas em San Salvador, Havana, Rio de Janeiro, Caracas, Cúcuta e Medellín perseguindo o olhar de artistas na América Latina, o momento de suas sociedades e movimentos sociais.

 

Esses 22 artistas, 11 homens e 11 mulheres, foram rastreados por suas trajetórias em ano difícil que em alguns contextos parecem uma ótima temporada, em sociedades em mudança ou intenso debate. O resultado foi reunido em entrevistas com o mesmo instrumento para todos, mas, que deu lugar a conversas muito diferentes e em todos os casos liberadas para interesses e pesquisas de cada artista.

 

Pode-se concluir que grande parte dos artistas nega sua participação em um movimento social e eles não se veem como ativistas, mas, quase todo mundo assume uma posição política ou impacto político. Reafirmamos a tese que tínhamos para fazer essa exploração: toda mudança cultural tem em seu centro a arte pulsante e todo o movimento social é guiado – consciente ou inconscientemente – por uma poética e um simbolismo que os artistas contribuem.

 

Para dar significado e propósito a este livro, buscamos a habilidade que essas conversas e histórias de artistas têm em reafirmar o desejo de alguém de fazer arte, de gerar uma estratégia da vida para insistir na criação, em uma beleza que às vezes coleta horrores e em um grito rearmado para adiar. Artista é único e que deixa um trabalho, mas, todas as pessoas podem ter arte em suas vidas, e não necessariamente de forma passiva. Você pode encontrar uma identificação com algum artista deste livro na causa, urgência ou ardor para dizer algo de todas as maneiras, para criar com a linguagem encontrada; os ardores, urgências ou causas de criação fazem os artistas semelhantes a qualquer pessoa e podem ser passagens, palcos, buscas cuidadosas, pequenas cenas ou momentos intensos e fugazes.

 

Outra contribuição que a publicação proporciona é encontrar um leitor com uma obra, anunciá-la e provocá-la, simplesmente gerando a chance de olhar de ângulos diferentes ou explorar interesses diferentes que motivam uma investigação.

 

Livro: Lo que les dio la gana / O que eles querem

 

Baixe o livro “Lo Que Les Dio La Gana” AQUI:

 

https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://casadelasestrategias.com/wp-content/uploads/2021/08/Lo-que-les-dio-la-gana-Completo-18-de-junio_R.pdf

 

Leia também a entrevista na íntegra AQUI:

https://la.network/wesley-noog-y-la-tercera-via/

 

REDES SOCIAIS DO ARTISTA:

Facebook: https://www.facebook.com/wesleynoog/

Instagram: https://www.instagram.com/wesleynoog/

YouTube: https://www.youtube.com/c/WesleyN


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.