Para combater a disseminação de mensagens falsas e outros usos indevidos, o Whatsapp limitou globalmente para cinco o número de mensagens que podem ser encaminhadas por vez. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 21, por executivos do aplicativo de mensagens.
Com a mudança, caso uma pessoa tente compartilhar qualquer conteúdo com um número superior a cinco grupos ou contatos, o aplicativo encaminha um aviso sobre o limite. O novo recurso estava em teste desde o final do último ano.
O motivo principal para a atualização foi o aumento da disseminação de notícias falsas que chegaram a gerar impactos concretos, como linchamentos e assassinatos na Índia. Combater esse tipo de conteúdo se tornou um objetivo global.
Em reportagem, o jornal O Estado de S. Paulo, destaca que durante as eleições brasileiras de 2018, o Supremo Tribunal Eleitoral sugeriu a restrição mais severa do número de mensagens compartilhadas. À época, o Whatsapp chegou a derrubar conta suspeitas de espalhar conteúdos falsos.
O que mudou?
Anteriormente, o aplicativo tinha um teto de 250 reenvios de fotos, vídeos, áudios ou texto. Em julho do ano passado, o número foi reduzido para 20 e agora apensa cindo.
Fonte: Catraca Livre
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.