O Xbox Series X e o Xbox Series S serão os primeiros consoles do mundo a incorporar as tecnologias Dolby Vision e Dolby Atmos para games. A parceria entre Dolby e Microsoft foi anunciada pelo Twitter e terá seus primeiros frutos revelados já no lançamento dos dispositivos, em 10 de novembro.
De acordo com o anúncio, a tecnologia de áudio Dolby Atmos para games poderá ser utilizada no Xbox Series X e S quando os consoles chegarem ao mercado. O suporte para Dolby Vision, por outro lado, será implementado durante o ano de 2021.
A tecnologia Dolby Vision promete oferecer jogos em HDR com até 40 vezes mais picos de brilho e 10 vezes mais níveis de tons escuros. Além disso, além de cores em até 12-bits. Vale ressaltar que é necessário ter uma TV compatível para aproveitar todos os benefícios da tecnologia.
Já o Dolby Atmos, que estará presente no lançamento dos consoles, entrega som tridimensional, garantindo mais imersão e precisão durante o gameplay. O site da empresa lista alguns games já otimizados para a tecnologia, incluindo Cyberpunk 2077, Gears 5 e Call of Duty Warzone.
A parceria entre Microsoft e Dolby não é novidade e já foi colocada em prática em outros produtos anteriormente. As companhias trabalham juntas para entregar som de alta qualidade em computadores Windows e também implementaram tecnologias de áudio no Xbox One S e Xbox One X.
E no PlayStation 5?
Enquanto os dispositivos da linha Xbox utilizarão tecnologia Dolby para garantir imagem e som de alta qualidade, o PlayStation 5 deve seguir por outro caminho. O console oferecerá áudio 3D e HDR por meio de tecnologias desenvolvidas pela própria Sony.
Segundo explica o TechRadar, a gigante japonesa conta com a tecnologia Tempest 3D para entregar áudio tridimensional. Já na parte de imagem, a companhia deve oferecer suporte para HDR10 tradicional no PS5, evitando o pagamento de royalties para a Dolby.
O Xbox Series X e o Xbox Series S serão lançados em 10 de novembro. O PlayStation 5 ainda não tem data para chegar ao mercado.
Fonte: TecMundo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.