Quem não gosta de ouvir uma música, não importa o gênero escolhido, todos nós temos nossa música preferida, nosso artista preferido. Até podemos não ser os melhores cantores do mundo, mas a maioria canta, nem que seja no chuveiro. Segundo um estudo cientifico realizado pela revista Plos One, a música traz muito mais benefícios do que imaginávamos. Na lista abaixo você confere os 10 benefícios que a música traz.

 

1. Música aumenta a felicidade

Isso pode parecer óbvio, mas o raciocínio químico natural é bastante incrível para pensar. Se você está precisando de um impulso emocional, fique sabendo que leva apenas 15 minutos ouvindo suas músicas favoritas para aumentar sua felicidade. Isto porque o seu cérebro libera dopamina, um neurotransmissor que leva ao aumento do sentimento de felicidade, excitação e alegria, que aumenta quando você ouvi a música que você gosta.

 

2. A música melhora o desempenho na corrida

Os cientistas descobriram que os corredores que ouviam música motivacional rápido ou lenta corriam mais rápido do que os corredores que ouviam música calma (ou os que corriam sem qualquer tipo de música) em uma corrida de 800 metros. A chave para melhorar o seu desempenho está na escolha da música, tem ser algo que te inspira a ir mais longe.

 

3. A música diminui o estresse, aumentando a saúde geral

A música tem um efeito direto sobre os nossos hormônios. Se você ouvir a música que você gosta, diminui os níveis de cortisol, o hormônio em seu corpo, neutralizando os efeitos do estresse crônico. Estresse provoca 60% de todas as doenças e enfermidades, assim sendo ter os níveis mais baixos de estresse significa maiores chances de bem-estar geral.

 

4. Música melhora o sono

Mais de 30% dos americanos sofrem de insônia. Um estudo mostrou que ouvir música clássica ou calma por uma hora antes de ir para a cama, melhora significativamente o sono, em comparação com a ouvir um audiobook ou não fazer nada antes de dormir. Uma vez que sabemos que a música pode influenciar diretamente os nossos hormônios, porém isso só faz sentido quando aplicado junto a alguma música calma, antes de dormir quando precisam de uma boa noite de sono.

 

5. Música reduz a depressão

A música tem um efeito direto sobre os nossos hormônios; ele pode até mesmo ser considerado um antidepressivo natural. Isso ocorre porque certas melodias causam a liberação de serotonina e dopamina (neurotransmissores) no cérebro que levam ao aumento da sensação de felicidade e bem-estar. Também libera noradrenalina, que é um hormônio que invoca sentimentos de euforia.

Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, e 90% delas também têm insônia. Na pesquisa acima também descobriram que os sintomas de depressão só diminuiu no grupo que ouvia música clássica ou calma antes de ir para a cama.

Outro estudo demonstrou que certos tipos de música pode ser benéfica para pacientes com sintomas depressivos. Curiosamente, enquanto a música clássica e calma aumentou humores positivos, eletrônica e heavy metal deixaram as pessoas ainda mais para baixo.

 

6. A música ajuda a comer menos

Segundo a pesquisa, a combinação de iluminação suave e música leva as pessoas a consumir menos alimentos (e aproveitar mais).

 

7. Música eleva o seu humor ao dirigir

Um estudo descobriu que ouvir música influencia positivamente o seu humor enquanto dirige, o que obviamente leva a um comportamento mais seguro e menos estressante na estrada.

 

8. Música Reforça a aprendizagem e memória

Ouvir música também pode ajudá-lo a aprender e recordar informações de forma mais eficiente, dizem os pesquisadores. Embora isso depende do grau em que você gosta da música e se você tocar ou não um instrumento. Um estudo mostrou que os músicos realmente aprendem melhor com música neutra, do que com a música preferida deles, enquanto os não-músicos aprenderam melhor ouvindo suas músicas preferidas.

 

9. Música aumenta a inteligência verbal

Um estudo mostrou que 90% das crianças entre as idades de 4 e 6 tinham aumentado significativamente a inteligência verbal depois fazerem aulas de música durante apenas um mês, onde aprenderam sobre o ritmo, tom, melodia e voz. Os resultados sugerem que o treinamento musical teve um “efeito de transferência” que é o aumento da capacidade das crianças para compreender palavras, e ainda mais, explicar o seu significado.

Outro estudo mostrou resultados semelhantes em mulheres adultas musicalmente treinadas e crianças que superaram um outro grupo sem formação musical em testes de memória verbal.

10. Música Aumenta QI e desempenho acadêmico

A pesquisa sugere que ter aulas de música predetermina altas de desempenho acadêmico e aumento do QI em crianças pequenas. O estudo pesquisou em pequenos grupos por 36 semanas de crianças de 6 anos que praticavam aulas de teclado ou aulas de canto. Os resultados mostraram que eles tiveram aumentos significativamente maiores no QI e os resultados dos testes educacionais padronizados durante esse tempo, do que crianças que praticaram outras atividades extracurriculares não relacionadas à música. O grupo que praticou canto mostrou ainda mais melhora.

 

 

Fonte: Lista de Curiosidades.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.