internetp

 

1. No começo dos anos 60, o americano Paul Baran concebeu uma rede de computadores na qual cada máquina seria capaz de orientar o trabalho das outras. Durante a Guerra Fria, preocupado com a possibilidade de que um conflito nuclear com a União Soviética paralisasse as comunicações, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolveu essa rede de computadores para que seus pesquisadores pudessem continuar trocando ideias. O plano inicial era ligar quatro locais: a Universidade da Califórnia, a Universidade de Santa Barbara, o Instituto de Pesquisas de Stanford e a Universidade de Utah. Naquele tempo, não havia sistemas padrão de operação de computadores. As máquinas não podiam se comunicar umas com as outras.

 

2. Em 1969, surgiu a ARPAnet, que ligava computadores de centros de pesquisas acadêmicas a máquinas militares nos Estados Unidos. A primeira demonstração oficial foi feita no dia 21 de novembro daquele ano. Dois anos depois, eram 24 centros interligados. O projeto era chamado ARPAnet porque foi encomendado pela ARPA (Departament of Defense’s Advanced Research Project Agency) a um grupo de talentosos engenheiros de computação, liderado por J.C.R. Licklider e Robert Taylor.

 

3. Somente em 1981 a ARPAnet deu lugar à Internet, abrindo o acesso à pesquisa acadêmica e permitindo o acesso de centros estrangeiros. No ano de 1992, a Internet ultrapassou a marca de 1 milhão de estações interligadas, servindo a aproximadamente 10 milhões de usuários. Começou aí a exploração comercial da rede.

 

4. A Internet atual é um complexo de redes interconectadas em que milhões de pessoas de todo o planeta compartilham serviços e trocam mensagens. Lá são encontrados, inclusive, serviços pouco convencionais, como o oferecido pelo site “Seu Último E-mail”. Criado em julho de 2004, ele permite que seu usuário escreva e-mails para serem enviados a amigos e parentes depois de sua morte. As mensagens são criptografadas e armazenadas. Em seguida, a pessoa recebe um documento pessoal que deve imprimir e guardar em local seguro, ao lado de seus dados pessoais mais importantes, como passaporte ou testamento. Quando morrer, esse documento indicará como contactar a equipe do site, que ativará o envio automático aos destinatários.

 

5. Em 1992, foi criada a Rede Nacional de Pesquisa (RPN), que passou a operar os nós de rede no Brasil. Um ano depois, o primeiro visualizador da internet, o Mosaic, foi criado por Marc Anderssen, que depois idealizou o Netscape.

 

6. Em 1994, Jerry Yang e David Filo lançaram o site Yahoo!. No ano seguinte, foi regulamentada a utilização comercial da internet no Brasil. O Jornal do Brasil foi quem lançou a primeira publicação brasileira na internet. O Bradesco foi pioneiro no serviço Internet Banking.

 

7. Em 1996, nasceu o portal Universo Online (Uol), que se tornou o maior provedor de acesso do país. Um ano depois, o Congresso Americano aprovou o Telecommunications Bill, que pune a divulgação de pornografia na rede.

 

8. Em 1998, foi fundada a loja virtual Submarino. No mesmo ano, o governo brasileiro lançou o programa Sociedade da Informação, para combater a exclusão digital.

 

9. Em 2000, surgiu o Napster, que causou polêmica ao permitir o compartilhamento de arquivos de som e vídeo, infringindo assim as leis de direito autoral. Quatro anos depois, apareceu o Orkut, site de comunidades digitais.

 

10. No aniversário de 10 anos da internet no Brasil, em 2005, o país atingiu a marca de 30 milhões de internautas.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.