1. A Lei do Silêncio prevê que entre 10 da noite e 7 da manhã não se ultrapasse o nível de 50 decibéis.

 

2. Não é difícil saber se sua audição é normal. Os que ouvem bem conseguem detectar sem dificuldade o tic tac de um relógio.

 

3. Pessoas com uma perda leve de audição sentem dificuldade em entender o outro em uma conversa normal, principalmente quando há ruídos.

 

4. Quem perdeu quantidade moderada da audição sente dificuldade em conversar ao telefone.

 

5. Pessoas com perda severa de audição só ouvem sons mais altos do que o de uma impressora rotativa.

 

6. Os que perdem profundamente a audição só são capazes de ouvir barulhos como o som da turbina de avião, do disparo de um revólver ou do tiro de um canhão.

 

7. Veja o efeito nocivo de diferentes níveis de ruído:
– 35 db: interferências nas conversas em ambientes fechados.
– 55 db: distúrbios do sono.
– 70 db: distúrbios no aprendizado.
– 75 db: irritação e desconforto.
– 80 db: aumento dos batimentos cardíacos, descarga de adrenalina no corpo e hipertensão.
– 90 db: danos ao sistema auditivo.
– 110 db: danos permanentes à audição.

 

8. Quem anda a 50 metros de um trio elétrico recebe um ruído de 96 db. Em cima do trio, o barulho é de 100 db. Num camarote a 10 metros do trio, ouve-se um som de 110 db. E logo atrás do trio elétrico (a até 1,5 metro do carro), o ruído é de 114 db!

 

9. Sons inofensivos ao ouvido humano: murmúrio; roçar de folhas; passarinhos; respiração; cochicho; barulho da torneira; jardim tranquilo; susurro; biblioteca; relógio; geladeira; aspirador de pó; sala vazia; bebê chorando; conversa em tom normal; ar condicionado; aparelho de som no volume normal; latido de cão de companhia.

 

10. Sons prejudiciais ao ouvido humano: barulho em sala de aula; pessoa tocando piano; despertador; furadeira; bronca; pregão da Bolsa de Valores; festa em bares; toque do telefone; carros em vias de tráfego alto; lanchonete muito barulhenta; secador de cabelo; metrô; liquidificador; britadeira; bateria de escola de samba; sirene de ambulância; cortador de grama; latido de cão de guarda; caminhão; música alta no fone de ouvido; carro de som; pátio de escola ou faculdade no intervalo de aulas; concerto musical; motocicleta; motosserra; tiro; turbina de avião; alto-falante; avião a jato; britadeira; show de rock; estrondo de um rojão; vuvuzela.

 

 

Fonte: Guia dos Curiosos.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.