oceanosp

  

1. Se toda a água do mundo fosse dividida entre os habitantes do planeta, cada um teria direito ao equivalente a 80 piscinas olímpicas. Se fizéssemos o mesmo em relação à terra firme, cada pessoa receberia pouco mais do que 4 campos de futebol.

 

2. A área dos oceanos equivale a 71% da superfície da Terra, algo em torno de 360 milhões de quilômetros quadrados.

 

3. Juntos, os oceanos somam 92% de toda a água da Terra. Só o Pacífico representa 46% do total e ocupa uma área maior do que a de todos os continentes juntos.

 

4. Os oceanos contam com um volume líquido de 1,35 sextilhão de litros. 

 

5. Se todo o gelo do continente antártico derretesse, um quarto do mundo ficaria submerso.

 

6. Um litro de água do mar pesa 28 gramas a mais do que 1 litro de água doce, por causa do sal.

 

7. As águas das chuvas, quando batem nas rochas, levam consigo dissolvido parte do sais que a constituem. A correnteza dos rios faz o mesmo com as pedras e a terra que a margeiam. Todo esse acúmulo de sal é despejado nos mares. Esse processo vem ocorrendo há milhares de anos. Por isso, o mar acabou ficando salgado. 

 

8. Cada mil gramas de água contém cerca de 35 gramas de sais. A maior parte deles é cloreto de sódio. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação, que provoca uma salinização constante e particular de cada mar. A salinidade dos mares também se altera em decorrência da ação dos ventos (que favorecem a evaporação) e dos cursos d’água, geleiras e chuvas (que tem menos sal e, se intensas, podem diluir a água marinha).

 

9. As conchas encontradas no mar possuem uma superfície dura e cheia de curvas. Isso faz com que elas reproduzam ecos do ambiente onde estão. Quando se está na praia, o barulho é igual ao do mar.

 

10. A areia da praia é formada em parte por restos da erosão das rochas transportadas pela correnteza dos rios. A gravidade as levam para a área de mais baixo relevo. Ela fica mais fina ou mais grossa de acordo com a distância que percorre até a praia. Quanto mais longa, mais refinada. Já sua cor vem da composição química da rocha desgastada e transportada pelo rio. Em geral, trata-se de granito, que tem diversos tons. A presença de minerais também pode interferir.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.