De praias que se destacam por suas águas cristalinas a vilas com vida noturna agitada e ilhas paradisíacas.
Viajar para o Nordeste é sempre uma delícia. A famosa região brasileira é considerada um recanto de beleza natural e não poderia ser diferente – suas praias paradisíacas, roteiros agitados e gastronomia contrastante tornam o destino um dos mais procurados para turistar.
Mas dentro dos 9 estados, sempre existem os locais que se destacam, né? Por isso, reunimos 10 lugares que você precisa conhecer no Nordeste pelo menos uma vez na vida:
A vila de Morro de São Paulo é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para alcançar a paz. Com praias e paisagens de tirar o fôlego, a ilha é habitada por pessoas hospitaleiras, o que deixa a viagem ainda prazerosa. Para chegar ao local é preciso atravessar o mar de barco – vale lembrar que carros não circulam por lá. Mas por mais que o local seja pura tranquilidade, não faltam passeios, bares, restaurantes e festas. Na programação, inclua o passeio às ilhas vizinhas e conheça um pouco da história de Morro.
Observação: uma taxa de turismo no valor de R$15 por pessoa está sendo cobrada desde 1º de novembro.
São quase 40 mil km² que formam a região conhecida como Chapada Diamantina. No meio do sertão nordestino, o local se destaca por seus vales e montanhas formados ao longo de bilhões de anos. O destino é opção certa para quem gosta de aventura – os passeios vão de trilhas para chegar a cavernas e cachoeiras até rapel. Lençóis, Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e as vilas de Igatu e Vale do Capã são os melhores lugares para se hospedar. E uma dica final: não deixe de contatar um guia turístico para aproveitar sem contratempos a viagem. Afinal, a Chapada é imensa e uma ajudinha sempre vai bem.
São Miguel dos Milagres é um dos pontos turísticos do litoral alagoano, região composta também pela Barra do Camaragibe e Porto de Pedras. Suas longas praias com coqueiros e recifes que formam piscinas naturais atraem muitos visitantes ao longo do ano. As pousadas pé na areia, que lotam principalmente durante o verão, são ótimas opções de hospedagens. No local, o bom mesmo é curtir as belezas naturais – bares e restaurantes não são o forte.
Falar sobre o Nordeste e não citar Porto de Galinhas é praticamente um pecado. Localizada no município de Ipojuca, a 50km de Recife, a estrutura hoteleira da região é impressionante: hotéis e resorts brotam de todos os lados. Praias de areia branca e cristalina, manguezais e uma vida marítima incrível de se ver são algumas das características do local. Se prepare para ver muitos recifes de corais!
A beleza natural do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas no litoral do Maranhão. De dezembro a junho é alta temporada para o turismo, já que é quando mais chove na região – a falta de chuva pode esvaziar algumas lagoas. A grande atração do lugar é aproveitar a praia e curtir o sol, tirando isso, são poucos os passeios por lá. Não deixe de visitar os vilarejos ao redor.
O povoado de Jeri é um recanto de tranquilidade e point dos jovens no interior de Fortaleza. São cerca de 300km da capital até o local, mas vale a pena. O verão e a época de Réveillon são as duas datas mais procuradas pelos turistas – várias festas agitam a programação da vila, que é conhecida por sua vida noturna badalada. A Lagoa do Paraíso e a Praia do Preá são dois lugares que você não pode deixar de visitar.
Conhecer Fernando de Noronha é um sonho para muitos brasileiros e não é por menos: o arquipélago foca no turismo sustentável, o que garante que suas diversas ilhas sigam impecáveis e estonteantes. Com muitos atrativos naturais, os turistas podem fazer passeios por toda a região, indo de encontro aos imensos aquários com peixes coloridos e recifes de corais. A Baía do Sancho e a Baía dos Porcos são dois dos pontos turísticos mais visitados de Noronha.
Trancoso é um dos destinos mais jovens do Nordeste. Por mais que seja uma pequena vila tranquila e bem conservada, é point da galera descolada e de muitos gringos. Ali você encontra de tudo. Como o turismo se expandiu, a região conta com bares, restaurantes e festas – principalmente durante o Réveillon. As praias paradisíacas que cercam a vila deixam a viagem ainda mais incrível!
Praia de Pipa
O Rio Grande do Norte possui milhares de destinos, mas a Praia de Pipa é o maior cartão-postal de lá. A Vila de Pescadores possui atrativos ecléticos – famílias se divertem tanto quanto os jovens no local. As praias, de águas límpidas, ficam entre coqueirais e falésias exuberantes. Brincar com os golfinhos e tartarugas é um passeio imperdível.
Fonte: Oba Oba
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.