A composição multicultural da sociedade brasileira, uma mistura de antigos colonizadores europeus, escravos africanos e povos nativos americanos, a mesma é refletida no mosaico de influências e experiências que acompanham a narrativa do país.

 

Nesta seleção estão em destaque os 10 melhores escritores brasileiros, e seus trabalhos devem ser lidos para conhecer o vasto Brasil. São escritores de épocas distintas e estilos distintos com obras a fascinar seus leitores.

 

Adriana Lisboa – Nascimento 1970

escritores

Uma das novas vozes mais notáveis na literatura brasileira, Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro, viveu na França e atualmente reside no Colorado. Seus romances são centrados nos personagens brasileiros se deslocando em culturas e línguas diferentes do Brasil e do português.

 

Ela documenta as experiências de viagem e interação com outras culturas, muitas vezes como um meio para explorar o apego ao seu país de origem e entender a história e política do país. Azul-Corvo (2010) é um de seus romances.

 

Bernardo Carvalho – Nascimento 1960

escritoresp

Carvalho foi visto como um nome novo muito promissor na literatura brasileira durante os anos 1990 e amadureceu em um dos autores mais aclamados no século 21. Seu trabalho Nove Noites (2002) recentemente foi publicado em inglês, contando a história de um americano jovem que se mata no Brasil em 1939, deixando para trás 7 cartas com diferentes explicações por suas ações.

 

 

Paulo Coelho – Nascimento 1947

escritoresppp

Este é o nome mais vendido e mais reconhecido nesta seleção. Paulo Coelho teve um começo difícil na vida, sendo enviado pelos seus pais para uma instituição mental devido a sua introspecção percebida e atitude rebelde.

Após alguns anos viajando o mundo, ele começou a cumprir seu sonho de se tornar um escritor, eventualmente encontrando sucesso e se tornando o romancista brasileiro best-seller de todos os tempos. Algumas de suas obras mais populares incluem O Alquimista (1988), e Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994).

 

Moacyr Scliar (1937-2011)

escritorespppp

O cronista da experiência judaica no Brasil, Scliar nasceu e passou sua vida inteira em Porto Alegre, uma cidade no sul do país notada por sua grande população alemã. Max e os Felinos (1981) é seu trabalho mais conhecido internacionalmente. Ele notou um plágio quando Yann Martel venceu o Booker Prize com Aventuras de Pi (2002), ambos os livros dividem a trama de um jovem garoto e um grande felino compartilhando um barco enquanto flutua no oceano.

 

Hilda Hilst (1930-2004)

escritoresppppp

Nascida no estado de São Paulo, Hilst é uma das autoras mais experimentais na literatura brasileira, misturando uma variedade de gêneros, de poesia aos romances e teatro, com diferentes técnicas de escrita em sua carreira longa e prolífica. Com os Meus Olhos de Cão (1986) é uma coleção de novelas e histórias curtas que serve como a introdução perfeita para o mundo dela.

 

Rubem Fonseca – Nascimento 1925

escritorespppppp

Rubem Fonseca vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde ele desfrutou de uma longa carreira como policial e promotor público. Paralelamente, ele começou a publicar histórias curtas e romances que documentavam a violência e crime do ventre de sua cidade.

 

Jorge Amado (1912-2001)

escritoresppppppp

Talvez o autor mais amado no Brasil seja Jorge Amado, que ao longo da sua vida, conseguiu acumular aclamação crítica e amplo apelo popular. Seus romances como Capitães da Areia (1937), e Gabriela, Cravo e Canela (1958), ou Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966) são clássicos da literatura brasileira contemporânea, conhecidos por evocar as pessoas e costumes do estado nativo de Amado, a Bahia, particularmente sua capital, Salvador.

 

Clarice Lispector (1920-1977)

escritorespppppppp

Nascida na Ucrânia, de uma família judia, Clarice Lispector e seus pais emigraram ao Brasil no começo dos anos 1920, escapando da perseguição na União Soviética. Com o tempo, ela se tornaria uma das autoras modernas mais celebradas no Brasil, desenvolvendo em seu primeiro trabalho publicado Perto do Coração Selvagem (1943) muitas das técnicas empregadas por James Joyce, William Faulkner ou Virginia Woolf.

 

Suas narrativas seguem de perto a vida interior de seus protagonistas, narrando seus sentimentos e emoções em fluxo da consciência com vigor e paixão que determinam um encanto sobre seus leitor.

 

Fonte: Top 10 mais


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.