mafaldap

 

1. O cartunista Quino, idealizador dos quadrinhos da Mafalda, nasceu em Mendoza (Argentina) em 17 de julho de 1932. Mas na hora de fazer o registro, o cartório errou e colocou como data de nascimento o dia 17 de agosto.

 

2. Quino é filho de imigrantes espanhóis. Ele se inspirou na avó, que era comunista, para criar a Mafalda.

 

3. A personagem surgiu em 1963 como protagonista da campanha de uma linha de eletrodomésticos. Seu nome começa com “M” porque a fabricante dos produtos se chamava Mansfield. A propaganda não chegou a ser veiculada.

 

4. A menina rebelde apareceu pela primeira vez na mídia em 1964, em uma tirinha veiculada pela revista Leoplán. Porém, foi o semanário Primera Plana quem passou a publicar o quadrinho regularmente a partir de 29 de setembro do mesmo ano. Por isso, seus fãs comemoram o aniversário de Mafalda nesta data.

 

5. Os quadrinhos da Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas, entre eles o chinês e o finlandês.

 

6. O primeiro livro reunindo histórias da personagem saiu na Argentina em 1966. Todas os 5.000 exemplares da tiragem inicial foram vendidos em 2 dias.   

 

7. Na Itália, a seleção de tirinhas ganhou apresentação do reconhecido escritor Umberto Eco.

 

8. Quando a obra saiu na Espanha, em 1970, o ditador Franco ordenou que a editora colocasse na capa uma tarja com os dizeres “Somente para adultos”.

 

9. Quino deixou de escrever novas histórias com a Mafalda em 1973. Muitos admiradores o acusaram de “matar” a garotinha. Ele se defendeu dizendo que o sucesso da personagem até hoje prova que ela ainda está viva.

 

10. Mafalda e sua turma ilustraram a Campanha Mundial pela Declaração dos Direitos da Criança promovida pela Unicef em 1977.

 

11. A personagem batiza uma praça na cidade de Buenos Aires (Argentina). A Plaza Mafalda foi inaugurada em 1994 e fica no bairro Colegiales.

 

Fonte: Guia dos Curiosos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.