Com a imensidão do nosso país, não é de se espantar que existam destinos pouco visitados ou que muitos dos brasileiros ainda não conhecem. Pensando nisso, que tal fugir do óbvio e explorar lugares novos durante o inverno?
A experiência fica ainda melhor quando se trata de uma cidade nova, já que os passeios e paisagens ficam surpreendentes! Para te inspirar, o Guia da Semana fez uma lista com 12 lugares não clichês para curtir o inverno no Brasil:
CARAMBEÍ, PARANÁ
O Brasil possui cada lugar único e especial que fica difícil não se apaixonar pelo país e seus cantinhos charmosos. O Parque Histórico de Carambeí é um desses lugares impressionantes e que muita gente ainda não conhece. O local retrata fielmente a antiga colônia de imigrantes holandeses que originou a cidade de Carambeí, no Paraná.
Com o objetivo de preservar a história e espalhar a informação para os turistas que visitam a região, foi criado um dos maiores museus a céu aberto do país, onde o turista encontra casas típicas, museus e igrejas construídas em tamanho real. Tudo para que o visitante consiga ver de perto e com detalhes como era a vida desses imigrantes.
CAMBARÁ DO SUL, RIO GRANDE DO SUL
Localizada no Rio Grande do Sul, mais precisamente a 980 metros de altura, a cidade de Cambará do Sul se destaca por conta de seu valioso tesouro nacional: imponentes e belíssimos cânions. Cenário de inúmeras novelas brasileiras, o local está caindo no gosto dos turistas que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas.
Com parques nacionais, cachoeiras e imensos cânions, a viagem surpreende até os mais céticos. A principal atração de lá é o Cânion Itaimbezinho, considerado um dos mais famosos do Brasil, e não só atrai por sua beleza, como por conta de seu tamanho sem igual: belos paredões de 720 metros de altura e seis quilômetros de extensão.
VALE DOS VINHEDOS, RIO GRANDE DO SUL
No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.
A melhor forma de conhecer a região é alugar um carro e ir percorrendo a distância entre as cidades, parando no caminho e conhecendo as vinícolas. É um dos roteiros preferidos dos casais que buscam uma aventura romântica!
CANELA, RIO GRANDE DO SUL
Após conhecer o processo de fabricação dos vinhos e espumantes da região da Serra Gaúcha, nada melhor do que aproveitar as atrações imperdíveis da cidade vizinha. No município de Canela, encontra-se o Parque do Caracol, um incrível passeio em meio à natureza.
Com uma beleza indescritível, é uma das atrações turísticas que não podem deixar de ser visitadas na região! Há duas formas possíveis de curtir o visual da cascata: a partir dos mirantes do Parque do Caracol ou do recém-inaugurado bondinho Parques da Serra.
BLUMENAU, SANTA CATARINA
A principal cidade do Vale Europeu é a famosa Blumenau. Conhecida por receber uma das festas típicas alemãs, a Oktoberfest, o destino é o roteiro certo para quem busca um lugar recheado de atrações e com uma ótima infraestrutura.
Fundada em 1850, Blumenau faz reverência à cultura alemã em cada canto da cidade: nas casas, nos parques, nos monumentos… Por lá, o turista encontra construções em estilo colonial, ruas bem cuidadas e jardins floridos!
POMERODE, SANTA CATARINA
Com grande influência alemã, Pomerode retrata fielmente as características da Pomerânia, ao norte da Alemanha. É um verdadeiro museu a céu aberto: são mais de 300 construções no estilo enxaimel, que utiliza a antiga técnica construtiva, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com tijolos ou taipa.
A cidade recebeu o título de maior quantidade de imóveis tombados pelo IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional), ou seja, é o destino perfeito para quem ama arquitetura, tirar fotografias e conhecer lugares que mais parecem ter saído de um conto de fadas!
PETRÓPOLIS, RIO DE JANEIRO
Petrópolis, destino serrano no Estado do Rio de Janeiro, é um dos roteiros preferidos dos paulistas e cariocas que querem curtir o charme da serra e conhecer uma cidade cheia de história. A cidade imperial, como é conhecida, é formada por diversas construções históricas e lugares perfeitos para curtir as baixas temperaturas.
Curtir a natureza, visitar museus ou curtir as paisagens da Serra Fluminense são alguns dos passeios em Petrópolis. Seja para fazer um bate e volta do Rio de Janeiro (são 64 km aproximadamente) ou para curtir uns dias a mais na cidade, o destino certamente vai te conquistar.
VISCONDE DE MAUÁ, RIO DE JANEIRO
Visconde de Mauá é um daqueles destinos incríveis que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizado a 1800 metros de altura, a cerca de 290 km de São Paulo, é a opção perfeita para quem quer conhecer lugares novos e curtir a beleza da Serra!
Com pousadas aconchegantes, restaurantes charmosos e muitas cachoeiras, o destino é perfeito para quem quer desligar da correria da cidade e curtir o silêncio da natureza. Embora a cidade seja recheada de cachoeiras, é no inverno que a paisagem se transforma e, devido a sua localização, alcança temperaturas muito baixas!
SÃO ROQUE, SÃO PAULO
A cidade de São Roque fica bem próxima a São Paulo e possui incríveis opções de passeios que agradam a todos os gostos. Tem roteiros para crianças, famílias e casais, sendo ideal para passar um final de semana ou até mesmo fazer um bate e volta, principalmente no inverno.
A Estrada do Vinho, com cerca de 10 km de extensão, é um dos passeios mais procurados na cidade. Com restaurantes que oferecem aos clientes serviços como o de conhecer a vinícola, colher uva e até mesmo provar os vinhos recém-fabricados, a rota é um programa perfeito para a família. Além disso, a paisagem do local é incrível, tornando o ambiente ainda mais agradável. A dica é ir de carro e percorrer sem pressa os estabelecimentos que possuem entrada gratuita.
HOLAMBRA, SÃO PAULO
Conhecida como Cidade das Flores por estar entra as maiores produtoras do Brasil, Holambra é um destino supercharmoso, distante a apenas 130 km de São Paulo. A cidade abriga lugares bem característicos das regiões da Europa, além de passeios divertidos que agradam a toda família.
O destino é a pedida certa, principalmente para quem não resiste a um roteiro ao ar livre. Seja para sair da rotina ou quem sabe para uma viagem curtinha, você vai se apaixonar por Holambra. Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Moinho Povos Unidos, inaugurado em 2008 para comemorar os 60 anos da imigração Holandesa no Brasil. O Moinho possui dez andares, sendo sete deles abertos a visitação.
SÃO THOMÉ DAS LETRAS, MINAS GERAIS
Para quem gosta de curtir as atrações das montanhas, São Thomé das Letras, no sul de Minas Gerais, é a pedida perfeita. O destino fica a 1.400 metros de altitude e é cercado por lindas cachoeiras, grutas, trilhas, muito verde e paz! Conhecida pelo seu poder místico, São Thomé atrai apaixonados por natureza e pela culinária mineira.
Um dos lugares mais incríveis para se visitar na cidade é a Casa da Pirâmide no Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se de uma construção de forma piramidal, com várias janelas que dão uma visão de 360º para todo vale. O local é um point para as pessoas verem o pôr do sol, sendo um dos programas obrigatórios por lá!
INHOTIM, MINAS GERAIS
Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte, é uma daquelas cidades surpreendentes que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. É lá que está Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo e um delicioso roteiro de viagem para quem gosta de natureza e arte.
Idealizado em meados da década de 1980, o local conta com mais de 700 hectares de muito verde, onde estão dispostas mais de 500 obras de arte. Não é à toa que é indicado reservar dois dias no mínimo para conhecer o espaço inteiro.
Conhecer Inhotim é uma forma de estimular o turismo na região afetada pelo rompimento da barragem e, com isso, obter mais dinheiro para ajudar a reconstrução das áreas afetadas.
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.