Quem nunca se sentiu agredido pelos próprios pensamentos? Ficar se remoendo com o que aconteceu e não conseguir parar de pensar no ocorrido. Hoje, nós trazemos alguns conselhos de psicólogos que ajudam a superar situações difíceis. Não apenas desamores, mas todo tipo de situação que não nos deixa seguir em frente.
1. Falar menos e fazer pausas
Ao conversar com uma pessoa que te provoca um turbilhão de emoções, tente fazer pausas. Desta forma, você terá tempo para esfriar a cabeça, olhar com mais clareza para a situação e pensar no que vai dizer. Você vai se arrepender menos das coisas que dirá. E, com o tempo, a raiva e a irritação podem desaparecer.
2. Espere e olhe o que acontece em seguida
Sentimos a necessidade de reagir a uma situação, às palavras e às pessoas imediatamente, e, por isso, cometemos muitos erros. Muitos psicólogos aconselham a não agir apressadamente e dar tempo ao tempo. Olhe o que acontece em seguida. Respire.
3. Pare de procurar culpados
Uma viagem frenética para o passado na busca de encontrar um culpado ou culpar você mesmo poucas vezes traz bons resultados. Em geral, o que aconteceu reúne uma série de eventos dos quais não nos lembramos e que funcionam segundo o princípio do dominó. Simplesmente aceite o passado. Em seguida, encontre uma saída.
4. Não tente se meter na cabeça dos outros
Faça estas perguntas: os outros tentam entender o que eu penso? Quais são os motivos deles? Eles têm razão? O mais provável é que eles não tenham a menor ideia do que está acontecendo na sua cabeça de verdade. A mesma coisa acontece com as reações em relação às demais pessoas. A possibilidade de tirar conclusões equivocadas e jogar tempo fora é sempre muito alta.
5. Primeiro resolva o maior (e pior) problema
Não importa o que aconteceu, o maior problema, em geral, é a sua própria ira. Ela literalmente te enche de emoções complicadas e te desvia do caminho para a solução. Tente eliminar a sua ira com meditação, com um passeio contemplativo ou com exercícios. Se preferir, tente qualquer outro passatempo que possa te acalmar.
6. Desenvolva novos hábitos e faça exercícios
Quando o seu cérebro se concentra em aprender algo novo, os maus pensamentos vão diminuindo até desaparecerem. Sempre que você estudar um processo novo, passa a se concentrar nele e começa a pensar cada vez menos no que deve fazer. A mesma coisa acontece com os exercícios físicos. Como diz um ditado, cabeça vazia é a oficina do diabo.
7. Escreva todos os seus pensamentos negativos em um papel e destrua-o
Cientistas demonstraram que, ao expressar e colocar os pensamentos negativos no papel, você descarrega as emoções e elimina o incômodo provocado por estes pensamentos.Expressar os sentimentos com a escrita te ajuda a entender muito melhor o que está acontecendo, enquanto ficar remoendo um assunto, pensando muitas e muitas vezes sobre o problema não ajuda em nada.
8. Lembre-se que nossos pensamentos não são fatos
A realidade e os nossos pensamentos não são a mesma coisa. Nossas emoções afetam o nosso corpo físico: estresse, ansiedade, tensão e medo. Deixe o seu corpo sentir sem olhar para o pensamento. Não deixe a sua cabeça controlar o seu corpo.
9. Entenda como a experiência pode nos ensinar e ajudar no futuro
Pense em que tipo de lição a sua reação mostra e a entenda como uma experiência. Se você entender por que precisava desta reação, consegue chegar mais rápido ao ponto final. Qualquer tipo de fracasso é uma oportunidade para corrigir o futuro e passar a um nível de desenvolvimento interno.
10. Não reviva o passado muitas vezes
Mais do que já havíamos falado aqui. Quando pensamos no passado, muitas vezes imaginamos como poderíamos ter dito as coisas de outra forma para nos prevenirmos do que aconteceu. Isso é o mesmo que tentar mudar as coisas que aconteceram milhares de anos atrás. É simplesmente impossível impedir, hoje, a extinção dos dinossauros ou a queda do império romano, por exemplo. Certo?
11. Não se proíba de pensar no que você quer esquecer
Tente agir de outra forma: preencha o espaço vazio com outro tipo de pensamentos. Psicólogos dizem que as experiências intensas nos ajudam a deter o fluxo de pensamentos negativos. Podemos pensar nos momentos mais incríveis do nosso dia, ou planejar alguma coisa divertida para um futuro próximo.
12. Pense em quem você era antes do que aconteceu
É comum você sentir saudade de quem você era no passado, antes de sofrer o que sofreu. Lembre-se de quem você era e só então você terá a oportunidade de voltar a ser esta pessoa maravilhosa!
Fonte: Incrível Club
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.