Apesar de pensarmos conhecer muito acerca dos mistérios do nosso planeta, existem muitos lugares que ainda não foram completamente explorados. Um deles, certamente, é o fundo dos oceanos. A água que circunda nosso planeta já foi documentada em sua totalidade nos mapas, mas o que existe abaixo delas, nas profundezas, ainda é um mistério.

Entretanto, algumas coisas nós já sabemos. Confira nessa 15 coisas assustadoras que existem nas partes mais profundas dos oceanos.

 

15. Círculos no fundo do mar

 

fundodomar

Formações como essa são comuns em campos de plantação. São vários os casos de desenhos semelhantes que aparecem em fazendas sem que ninguém saiba de onde saíram, e normlamente são atribuídas a “alienígenas”. Entretanto, Yuji Ookata fez essa descoberta incrível: os padrões no fundo deste oceano são feitos por uma espécie de peixe, em uma tentativa de chamar a atenção de fêmeas. Caso a fêmea se sinta atraída pelo desenho, ela deixa os ovos ali para que o macho fertilize-os.

 

14. Olhos gigante

fundodomarp

Esse olho gigante foi encontrado no mar, boiando, sendo que o resto deste corpo jamais foi encontrado. A ciência não faz ideia do tipo de animal a quem pertencia o olho, e só o que sabemos é que um ser humano precisava de duas mãos para carregá-lo. Talvez ele tenha pertencido a uma espécie gigante de baleia, ou ainda outro animal ainda desconhecido, mas a verdade é que é bastante assustador.

 

13. Dedo gélido da morte

fundodomarpp

Quando essa imagem curiosa foi capturada nas profundezas das águas da Antártida, os cientistas não estavam certos sobre o que ela representava. Ela é conhecida como ‘o dedo gélido da morte’, mas não é tão assustadora quanto o nome pode sugerir. Essa formação de gelo está repleta de água salina por dentro. É chamada de “dedo gélido da morte” pois representa um perigo verdadeiro para pequenos peixes e outras formas de vida que podem ficar presas e congeladas no local – que é mais gelado que o restante da água.

 

12. Castelo de Loki

fundodomarppp

O castelo de Loki é uma área com hidrotermais ativas descobertas em 2008 por membros de uma expedição científica da Noruega. Está localizado no Oceano Atlântico, entre a Groenlândia e a Noruega. Existem cinco aberturas ativas que liberam água quente, alcançando temperaturas de até 300ºC. Isso faz com que a vida nas redondezas seja praticamente impossível. Entretanto, os cientistas descobriram um tipo específico de microorganismo e fauna que evoluíram para sobreviver a altas temperaturas.

 

11. Tubarão goblin

fundodomarpppp

Esse sem sombra de dúvidas é um dos animais mais bizarros e esquisitos que ronda o fundo do mar. Trata-se de uma espécie bastante rara de tubarão, com cerca de 125 milhões de anos de idade. Essas criaturas podem viver a até 100m abaixo da superfície, e praticamente não oferecem riscos aos seres humanos. Também não é alvo comum de pescadores, e talvez por esse motivo ainda não tenha sido extinto.

 

10. Cidades subterrâneas

fundodomarppppp

Várias cidades subterrâneas já foram encontradas ao redor do mundo, e a lenda de Atlantis certamente já chegou até você em algum momento. Entretanto, esta cidade especificamente nunca foi encontrada. Entretanto, outras localidades submersas já vieram à tona, impressionante a todos e mostrando como o tempo, a natureza e o próprio ser humano podem ser destrutivos. Cidades subterrâneas já foram encontradas na Jamaica, no Japão, Índia e China. Em sua maior parte, são cidades que foram destruídas por algum motivo, e acabaram sucumbindo.

 

9. Lula vampiro

fundodomarpppppp

Essa pode parecer um lula normal, mas acredite, não é. Seu nome, “Vampyroteuthisinfernalis” significa literalmente “lula vampiro do Inferno”. Temos que concordar que essa criatura não tem uma boa reputação. Esse animal pode ser considerado um fóssil vivo, já que não existe nenhum outro membro na sua ordem. Ele tem cerca de 30 centímetros de comprimento, e sua coloração é azul, parecendo com uma capa – e é por isso que é chamado de vampiro. Felizmente, esses animais vivem muito fundo no oceano, e você provavelmente nunca encontrará um desses.

 

8. Tubarão-cobra

fundodomarppppppp

Como se os tubarões convencionais já não fossem assustadores o bastante, ainda temos que lidar com o tubarão-cobra. Também pode ser considerado um fóssil vivo, já que seus parentes estão praticamente todos mortos. Medem cerca de dois metros de comprimento, e você certamente não gostaria de encontrar um desses. Felizmente, assim como a lula vampiro, esses tubarões vivem nas profundezas do mar, e você muito dificilmente encontrará um desses.

 

7. A Anomalia do Mar Báltico

fundodomarpppppppp

Certo dia, uma equipe de mergulho da Suécia, conhecida como “Ocean X”, descobriu algo estranho e inexplicável no Mar Báltico. Eles não tinham ideia do que se tratava, então tiraram uma fotografia a partir de um sonar. A imagem foi publicada posteriormente, e causa muita especulação ao redor do mundo. Muitos jornais sensacionalistas falaram, na época, da possibilidade de ser um artefato alienígena, mas a ciência ainda não consegiu dar uma explicação concreta sobre o objeto. No entanto, para a decepção de alguns, muitos especialistas sugerem que isso não passe de uma formação natural.

 

6. RMS Titanic

fundodomarppppppppp

Essa história você provavelmente já conhece. O RMS Titanic, considerado impossível de afundar, naufragou ao sudeste de Newfoundland. Ele foi encontrado por Robert Ballard em 1º de setembro de 1985, 73 anos depois de sua queda. A história se tornou ainda mais famosa depois do filme de 1997, que se tornou um dos maiores títulos do cinema.

 

5. Chauliodus macouni

fundodomarpppppppppp

Existem muitas criaturas horripilantes no fundo do mar, e o Chauliodus macouni certamente é um deles. Esse peixe parece ter saído de um filme de terror, mas na verdade vive a cerca de 5000m abaixo da superfície, mas pode chegar a até 200m durante o dia, quando procura por comida. É bom que esse camarada fique bem no fundo do mar, pelo nosso bem.

 

4. Lula gigante

fundodomarppppppppppp

A lula gigante foi quase uma lenda durante um bom tempo, quase como a história do Monstro do Lago Ness. Bem, não é mais uma lenda, desde que foi capturada por cientistas em 2006. Como o nome sugere, o animal é realmente um gigante do mar e pode ter até 13m, enquanto as fêmeas alcançam 10m. Ela se alimenta de peixes ou lulas menores, e já foi comprovado que pratica canibalismo. Essas criaturas são caçadas apenas por alguns tipos de baleia que chegam a regiões mais profundas do oceano.

 

3. Pirâmide subaquática nos Açores

fundodomarpppppppppppp

Algo realmente interessante foi descoberto abaixo da superfície da água nas ilhas de São Miguel e Terceira, nos Açores. Aparenta ser uma pirâmide de 20 mil anos de idade, com 60 metros de altura e 8 mil m² de base. Sua origem não é conhecida, e não se sabe nem mesmo se foi construída por seres humanos ou se é apenas mais uma curiosa formação natural. O fato estranho sobre a pirâmide é que ela foi descoberta muito tarde na história, apenas em 2012, mesmo que cientistas estudem a atividade vulcânica da região há um bom tempo.

 

2. Coelacanth

fundodomarppppppppppppp

A descoberta deste peixe foi extraordinária pois ele era considerado extinto há milhões de anos. Em 23 de dezembro de 1938, no entanto, Marjorie Courtenay-Latimer encontrou o primeiro espécime do animal nas redes de pesca de um pescador local. O peixe não tinha nenhum valor comercial, mas o que fez sua descoberta especial foi que ele era considerado extinto há pelo menos 66 milhões de anos, e ainda é uma das criaturas mais ameaçadas da Terra. Eles podem ser encontrados no Oceano Índico, mas são extremamente raros.

 

1. Tiburonia granrojo

fundodomarpppppppppppppp

A Tiburonia granjojo é uma espécie de medusa descoberta recentemente, em 2003, que vive a cerca de 1500 metros abaixo da superfície da água. Espécimes desta criatura foram encontrados em diferentes partes do Oceano Pacífico, como na Baía de Monterrey e no Golfo da Califórnia. Seu corpo é totalmente vermelho, e pode crescer a até 76 centímetros. Eles não possuem tentáculos como a maioria das medusas, mas possuem braços que saem de suas “bocas”. Até o momento, 23 espécimes foram encontrados em todo o mundo, e foram capturados apenas para fins de estudos científicos.

 

Fonte: Mistérios do Mundo

 

 

 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.