Postado por Redação Instituto Pinheiro em 30/09/2016 - 09:06:20
Convenhamos: estudar nem sempre é fácil. A quantidade de informações para dar conta é enorme, o calendário, apertado e, muitas vezes, as próprias informações que registramos não são tão fáceis de ’digerir’.
Sabendo o tamanho do desafio, principalmente para as crianças, nós preparamos uma lista com 16 truques de aprendizagem para tornar as coisas mais simples.
Como acordá-lo cedo
– Planeje um bom café da manhã que motive seu filho a ficar longe do travesseiro e a se levantar o mais rápido possível.
– Antes de dormir, dê-lhe um copo de água. Isso relaxa e afeta positivamente o metabolismo.
– Opte por um cobertor quente. A temperatura ideal para dormir bem varia de 16 a 21°.
– É melhor que o seu filho durma na escuridão completa. A melatonina é produzida quando não há luz.
– Coloque o despertador longe da cama; assim ele terá de levantar para desligá-lo, de qualquer jeito. Desligue o telefone (você sabe o porquê).
Facilitando a memorização
– Para aproveitar ao máximo as tarefas de aprendizagem e, por sua vez, permitir que a mente de seu filho descanse, é melhor estudar seguindo este princípio: 25 minutos de intenso trabalho, depois 5 minutos de repouso. Cada terceira pausa deve durar 20 minutos.
– Para memorizar algo, recomenda-se que o seu filho leia em voz alta e clara, sem prestar atenção à velocidade da leitura.
– Se algo o distrai constantemente na hora de estudar, coloque música de fundo baixa. Por exemplo, esta música clássica.
– Faça com que se familiarize com um novo horário. Basta tirar uma foto e colocá-la como plano de fundo do seu celular. Assim, sempre que o seu filho consultar o telefone, verá o horário e o memorizará rapidamente.
– É bom para caminhar por 10-20 minutos antes de começar a estudar. Isso irá acelerar a sua circulação sanguínea e fazer o cérebro trabalhar melhor. Que tal fazer isso como uma caminhada indo para a escola? Você ainda pode ir conversando com ele.
– Está cientificamente comprovado que o hortelã estimula a atividade do cérebro e melhora a concentração. Você também pode usar a goma de mascar ou uma bala com este sabor. Coloque-os em sua mochila — sem abusar do chiclete, claro.
Aprender algumas matérias é mais fácil com o apoio de documentários. Por exemplo, História ou Biologia.
Adesivos coloridos para não esquecer das tarefas
Se todos os cadernos forem iguais, escreva o nome de cada matéria do lado ou os marque com uma cor chamativa. Se funciona com adultos, pode funcionar com crianças.
Encoraje-o a ler colocando em cada parágrafo do texto uma pequena guloseima
Procure a solução
Quando você tiver problemas com uma equação matemática e não souber como resolvê-la, entre no site wolframalpha e coloque o que precisa resolver. A página irá mostrar a solução detalhada e o resultado.
O melhor horário para estudar
Faz sentido que as aulas comecem cedo na escola. Na primeira metade do dia, o desempenho do cérebro é muito mais elevado do que na segunda. Não vale a pena adiar algo para a tarde ou para a noite.
Como conseguir memorizar datas históricas
1- Faça com que seu filho desenhe uma linha do tempo.
2 -Nela, primeiro devem vir os grandes acontecimentos e depois os menores.
Se o seu filho memorizou as datas dos principais eventos, lembrar-se dos menores será mais fácil.
Ensine como pesquisar no Google como um profissional
Se usado corretamente, o Google pode ser fantástico. Ensino seu filho a usá-lo para pesquisa, mas sem perder tempo com o excesso de informações. O mais recomendável é usar o Google Acadêmico para procurar nos materiais didáticos.
Fonte: Incrível Club
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.