marvel

A revista Marvel Comics foi lançada no final da década de 1 930 – mais propriamente em 1 939 – na cidade de Nova York pelo editor de revistas Martin Goodman.

 

A editora que publicava a revista Marvel Comis só passou a se chamar Marvel na década de 1 960. Até então, ela teve dois nomes: Timely e Atlas.

 

Capitão América ou Homem-Aranha? Hulk ou Demolidor? Qual foi o primeiro personagem criado para a Marvel Comics? Resposta: Namor e Tocha Humana.

 

O primeiro grande herói da Marvel foi o Capitão América, criado em 1 941.

 

O primeiro trabalho de Stan Lee (nome verdadeiro: Stanley Lieber) na editora de Goodman foi como auxiliar de escritório. Detalhe: Lee começou com apenas 17 anos.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Stan Lee trabalhou para as forças norte-americanas escrevendo roteiros de filmes de treinamento, manuais e slogans. Ocasionalmente, também desenhava.

 

A maior parte dos super-heróis da Marvel, no entanto, surgiu na década de 1 960. Foram os casos de Homem-de-Ferro, Thor, Hulk e Homem-Aranha.

 

O Quarteto Fantástico (que durante um tempo foi chamado de Os Quatro Fantásticos) nasceu em 1 961 pelas mãos de Jack Kirby e Stan Lee.

 

O Incrível Hulk surgiu em 1 962. Além de fazer sucesso nos quadrinhos, Hulk se transformou em série de TV (exibida pela Rede Globo nos anos 70), animação e em filmes para o cinema.

 

Thor é uma criação de 1 963. Além dos quadrinhos, apareceu em desenhos animados e filme para o cinema.

 

O Homem de Ferro surgiu em 1 963. Assim como Capitão América, Hulk e Thor, se transformou em personagem de animação e filmes para o cinema.

 

O Demolidor é uma criação de 1 963.

 

Personagens criados por Stan Lee em parceria como Jack Kirby, Bill Everett e outros: O Quarteto Fantástico, Thor, Homem de Ferro, Demolidor, Homem-Aranha e Dr. Estranho…

 

Você sabia que tanto a Marvel quanto a DC possuem em seus catálogos personagens de nacionalidade brasileira? Um deles é o carioca Mancha Solar.

 

A década de 1980 foi uma das mais criativas da história da Marvel. A editora começa a publicar as chamadas graphic novels. Morrem personagens como Elektra, Capitão Marvel, Fênix e Warlock.

 

Nos anos 2 000, os heróis da Marvel chegam definitivamente às salas de cinema. Homem-Aranha, Hulk, X-Men, Quarteto Fantástico, Motoqueiro Fantasma e outros personagens batem recordes de bilheteria.

 

Em 2 009, a Marvel é comprada pela Walt Disney Company e passa a fazer parte do maior império de entretenimento do mundo.

 

Namor estreou no Brasil em 1 942 na revista Gibi Mensal, publicada pela antiga RGE (atual Editora Globo).

 

Os gibis (bandaa desenhadas, em Portugal) da Marvel foram publicados no Brasil pelas seguintes editoras: Ebal, Bloch, RGE, Abril, Mythos e Panini (a editora atual).

 

Stan Lee fez ponta em vários filmes dos heróis Marvel. Em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado ele é barrado na cerimônia de casamento de Susan Storm e Reed Richards. Foram mais de 15 aparições em filmes.

 

O Quarteto Fantástico teve uma versão em desenho animado produzido pelos estúdios Hanna-Barbera. Por um erro de tradução ou sabe-se lá o que, o desenho foi batizado no Brasil de Os Quatro Fantásticos.

 

Foi lançada em 1 996 uma série de quatro gibis com confrontos entre os heróis da Marvel e DC. Foram ao todo 11 lutas, com cinco vitórias para a Marvel e quatro para a DC.

 

A Marvel enfrentou sérias dificuldades financeiras na segunda metade dos anos 1 990, chegando a abrir falência. A situação só começaria a se inverter a partir de 1 999.

 

O universo da Marvel é a franquia mais lucrativa do cinema atualmente, com US$ 7,7 bilhões de lucro até o início de 2 015. E olha que vêm muito mais filmes por aí.

 

O catálogo da Marvel possui atualmente 5 000 personagens.

 

Fonte: Mais Que Curiosidades


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.