Hoje, o mês de fevereiro tem 28 dias em anos comuns e 29 dias em anos bissextos. Mas, 30 de fevereiro foi uma data real pelo menos duas vezes na história.

 

A Suécia acrescentou a data ao seu calendário no ano de 1712 após um erro de calendário anterior.

 

A União Soviética observou 30 de fevereiro em 1930 e 1931 em uma tentativa de cortar semanas de sete dias em semanas de cinco dias e introduzir meses de 30 dias para cada mês de trabalho.

 

Em 1700, a Suécia, que incluía a Finlândia na época, planejava converter do calendário juliano ao calendário gregoriano. Portanto, 1700, que deveria ter sido um ano bissexto no calendário juliano, não foi um ano bissexto na Suécia. No entanto, 1704 e 1708 se tornaram anos bissextos por erro. Isso deixou a Suécia fora de sincronia com os calendários juliano e gregoriano, de modo que o país voltou ao calendário juliano.

Dia 30 de fevereiro de 1712, entrou em existência na Suécia quando o calendário juliano foi restaurado e 2 dias de salto foram adicionados nesse ano. A conversão final da Suécia para o calendário gregoriano ocorreu em 1753, quando uma correção de 11 dias foi aplicada, de modo que 17 de fevereiro foi sucedido por 1 de março desse ano. Nem todos estavam satisfeitos com a reforma do calendário. Algumas pessoas acreditavam que foi roubado 11 dias de suas vidas.

 

O 30 de fevereiro existiu de 1930-1931 depois que a União Soviética introduziu um calendário revolucionário em 1929. Este calendário apresentava semanas de cinco dias, meses de 30 dias para cada mês de trabalho e os restantes cinco ou seis dias eram feriados “sem mês”. A abolição da semana de sete dias em favor de uma semana de cinco dias visava melhorar a eficiência industrial, evitando a interrupção regular de um dia de não-trabalho.

 

No entanto, o calendário gregoriano continuou a ser utilizado na União Soviética durante este período. Isto é confirmado por datas sucessivas encontradas em números diários do Pravda, o jornal oficial do Partido Comunista, em que fevereiro tinha 28 dias em 1930 e 1931, de acordo com o calendário gregoriano.

 

O calendário revolucionário soviético foi descartado, pois era difícil eliminar a tradição do descanso dominical. A semana original de sete dias foi restaurada em 1940. O estudioso do século XIII, Johannes de Sacrobosco, afirmou que fevereiro tinha 30 dias em anos bissextos entre 45 a.C. e 8 a.C. no calendário juliano, quando fevereiro foi encurtado para dar o mês de agosto o mesmo comprimento que o mês de julho. No entanto, as evidências históricas relacionadas com o calendário juliano refuta Sacrobosco, que foi crítico desse calendário particular.

 

 

 

 

Fonte: Lista de Curiosidades.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.