Se você está precisando organizar seu guarda-roupa, nossa dica é assistir ao reality show Ordem na Casa com Marie Kondo, da Netflix. O programa mostra uma japonesa de 34 anos, famosa especialista em arrumação que ajuda 8 famílias a deixar a casa (e a vida!) em ordem. Se você já viu, deve estar doida para colocar em prática algumas dicas do método KonMari, né?
é um método que a Marie criou para se livrar dos excessos e identificar quais peças e objetos realmente precisamos ter, usamos de verdade e amamos. Tá sentindo alguma ~familiaridade~ com seu armário? Então se liga nessas 4 dicas da Marie para deixar seu quarto mais leve e organizado.
1- Perceber a quantidade de roupas que você tem – e quais realmente usa
Na série, Marie pede para os participantes colocarem todas as roupas que possuem em cima da cama. Surgem pilhas enormes com muitas (muitaaaaaas!) peças e a pessoa se dá conta de que acaba não usando tudo o que tem. Esse é o primeiro passo para conseguir separar itens para doação, por exemplo.
2- Como decidir o que ficar e o que “se livrar”?
Marie diz que só tem que ficar no armário o que usamos de verdade e amamos. Ela convida os participantes a fazerem um exercício: olhar para cada peça de roupa e decidir se querem continuar com ela ou não. O que não traz mais alegria, ou não cabe, não é mais usado, gentilmente vai para a pilha das doações com um agradecimento, tipo “obrigada por ter feito parte da minha vida”.
3- Deixe tudo bem visível, nada de empilhar peças
Pronto, você já decidiu o que vai e o que fica. Agora chegou a hora da arrumação mesmo. Para isso, Marie tem uma técnica de dobrar as peças de maneira correta, formando um retângulo que para em pé – isso facilita a organização de gavetas e prateleiras e garante que você consiga ver cada uma das suas roupas.
4- Caixas e mais caixas
As fãs do reality já devem ter percebido que Marie adora uma caixa! A organizadora usa várias delas sem tampas para subdividir espaços dentro de uma gaveta, por exemplo. Vale aproveitar caixas de sapato, de presente e outras que você já tenha em casa. Ah, ela também gosta de ter caixas especiais para guardar objetos de valor sentimental, tipo fotos ou aquela carta especial.
Fonte: Capricho.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.