Não é preciso ir muito longe para saber que os cabelos cacheados precisam de um cuidado especial. Na verdade, todo cabelo merece ser bem cuidado, mas por conta do formato dos fios e por, normalmente, serem mais secos do que o normal, eles demandam um carinho extra.
Pensando nisso, conversamos com Sonia Mateus, personal hairstylist do Yvonne Salon Beuaté, de São Paulo, para separar algumas dicas para ficar com o cabelo cacheado perfeito. Segundo ela, o maior erro que as mulheres cometem ao cuidar dos cachos é não conhecer as necessidades do próprio cabelo, usando produtos inadequados, que acabam desvalorizando a beleza dos cachos.
1.Faça um diagnóstico
Antes de testar produtos a torto e a direito, consulte um profissional para saber exatamente o seu tipo de cabelo e como ele deve ser cuidado. Sonia explica que é importante você conhecer a estrutura do fio para saber qual produto é o mais indicado para o que ele precisa para se manter saudável e bonito.
2.Escolha as ferramentas certas
O secador não é um inimigo dos cabelos cacheados, e Sonia indica que ele pode, sim, ser usado nestes fios, mas com uma ressalva: “Sempre com um definidor de cachos e secar com um difusor”. A importância do difusor é que ele dá forma e movimento, já que não seca os fios com o vento, mas com o calor. É o contrário de uma ponteira que direciona o vento e o calor em uma única direção.
3.Use os produtos a seu favor
Com o diagnóstico em mente você pode escolher produtos que ajudem a controlar o frizz, muito comum em cabelos cacheados, e que ajudem a definir os seus cachos. Além disso, é importante pensar na hidratação dos fios, especialmente das pontas: por conta do formato, é comum os cabelos cacheados ficarem ressecados nas pontas, já que o óleo natural do cabelo não chega até o fim do fio.
4.Adapte a sua rotina as necessidades do seu cabelo
Lembrar de lavar os cabelos com água fria (para evitar o ressecamento), usar os produtos adequados para o seu fio e fazer hidratações periódicas é o básico de qualquer rotina de cabelo. O que vale atenção especial é sempre lembrar de usar o difusor na hora de secar e pentear os cabelos molhados, se o seu encaracolado chegar no crespo.
Fonte: Revista Marie Claire
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.