A Good News Network explicou recentemente como as forças tradicionais do mercado de oferta e demanda impulsionadas pelo consumidor estão empurrando o carvão cada vez mais para a beira da cama (e ruína econômica), como um cônjuge em expansão, chutando os cobertores em direção ao frio piso de ladrilhos.

 

Uma seqüência recente de dias sem nuvens na Alemanha viu a produção de energia solar do país subir acima de 32.000 megawatts em um único dia na semana passada – quebrando o recorde anterior estabelecido em 23 de março, de acordo com um relatório da Bloomberg News.

 

Os dias ensolarados estão programados para continuar, de acordo com o serviço meteorológico alemão DWD.

 

Esses dias ensolarados significam que a energia solar está gerando cerca de 40% da linha de base total na Alemanha, com todas as suas energias renováveis ​​juntas representando 78%, enquanto o carvão e a energia nuclear ficaram atrás apenas com 22%.

 

Em 2038, o governo alemão prevê que as energias renováveis ​​representem 80% da produção total da rede. E os proprietários de usinas de carvão entendem que pode ser completamente insustentável continuar financiando as operações muitos anos antes que esse marco seja alcançado.

 

Um chocalho da morte para o carvão

 

Na Europa, já é 100% mais caro financiar, fornecer, fornecer pessoal e operar uma usina a carvão em comparação com uma instalação renovável, enquanto em países historicamente repletos de carvão como EUA, Índia e China, já são 50- 60% mais caro.

 

Os recentes pedidos de bloqueio para o COVID-19 na Alemanha também poderiam ter um efeito mensurável nos dias ensolarados, já que a redução da poluição do ar causada por exaustão de carros já foi registrada como significativa em países como a Índia, onde os moradores puderam capaz de ver o Himalaia no horizonte pela primeira vez em 30 anos.

 

Não são apenas as paradas que recompensam o mercado solar com um céu mais claro, mas o mercado de carvão, que já está atrasado, está sofrendo golpes corporais à medida que a demanda cai da paralisação de lojas e edifícios de escritórios. Na Alemanha, as fontes renováveis ​​são as primeiras a entrar na circulação da rede e, desde a diminuição da demanda de energia, os consumidores estão usando menos energia do que a disponível, o que significa que a eletricidade gerada a partir de uma usina de carvão pode ser não apenas utilizada, mas não paga.

 

Os serviços desejados pelos consumidores estão simplesmente sendo atendidos pelos mais prontamente capazes de atendê-los.

Isso não se aplica apenas a Jane e John Smith que acendem as luzes de sua casa, mas a compradores e vendedores do setor de energia. A explicação simples é a seguinte. Johan administra uma empresa de investimento em energia e, ao procurar comprar ações de um produtor de energia, seu preço máximo para energia baseada em carbono é de 5.000 euros por ação e, para energia renovável, 8.000 euros por ação. Ele pode se dar ao luxo de pagar mais por energias renováveis, porque espera ganhar mais dinheiro com essas ações.

 

Jurgen, que administra uma fonte de energia baseada em carbono, só pode vender a 10.000 euros por ação, devido às atuais demandas do mercado por energias renováveis. Essa diferença de avaliação de 5.000 euros entre Jurgen e Johan impede que uma venda seja feita e, portanto, Jurgen deve encontrar um comprador disposto, uma maneira de reduzir custos operacionais ou outro projeto de energia.

 

Se catalisadas pelo ativismo climático, pela ciência ou pela tecnologia que custa menos para operar, essas forças simples de oferta e demanda estão levando as pessoas a investir seu dinheiro em energias renováveis ​​- e conversas sobre dinheiro.

 

Fonte: Good News Network


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.