mar1

 

A ansiedade excessiva é uma condição cada vez mais frequente em adultos, jovens e até em crianças. Calcula-se que, nas últimas décadas, em todo o continente americano, os níveis de ansiedade tenham aumentado em 1.200%.  

 

A ansiedade é produto do excesso de medo do futuro. O ser humano desenvolveu a capacidade de se antecipar e prever como uma ferramenta evolutiva que traz vantagens sobre outras espécies, permitindo encontrar soluções para problemas mesmo antes que eles apareçam.

 

No entanto, essa capacidade pode virar contra nós. Nos sentimos ansiosos quando nossa mente está sempre no futuro, tentando prever e controlar variáveis daquilo que pode acontecer. Por isso sofremos ataques de ansiedade durante a noite, antes de dormir, já que este é o momento em que nosso cérebro se projeta até o dia seguinte. É muito comum que, justamente quando deveríamos descansar aparecem pensamentos intrusos do tipo: “o que vai acontecer amanhã?”, “o que farei para resolver essa situação?”. Sentimos que, se nos concentramos em problemas, poderemos encontrar alguma solução antecipada, mas na realidade estaremos apenas aumentando sua dimensão, sem chegar a nenhuma conclusão.

 

1. Intercepte e combata os pensamentos ansiosos. A ansiedade se alimenta de ansiedade. Se você der corda aos pensamentos ansiosos, acabará enlouquecendo. A angústia provocada pela ansiedade funciona como uma bola de neve, e o único que pode detê-la é você. Em primeiro lugar, você deve interceptar os maus pensamentos. Isso quer dizer identificá-los no momento em que ocorrem. Quando você perceber que está alimentando ideias intrusas e ansiosas, pare. Tente focar o pensamento no presente, pense no passado, e não no futuro; guie sua mente para reviver alguma lembrança feliz e tranquila. Se isso não funcionar, faça uma lista. Pegue lápis e papel e escreva as coisas que te preocupam e uma possível solução (concreta e prática) para cada uma delas. O exercício de escrita te ajudará a racionalizar os problemas e a dar a eles uma real dimensão. Em outras palavras, você não permitirá que continuem crescendo e dando voltas na sua cabeça. 

2. Medite e respire. Este é o conselho mais frequente para combater a ansiedade, e um dos mais eficazes. Se você passa por frequentes episódios ansiosos, tente se inscrever em um curso de meditação. Adquirir este hábito vai melhorar muito sua qualidade de vida. Se definitivamente meditar não é para você ou se os episódios de ansiedade não são tão frequentes, quando o excesso de preocupação com o futuro aparecer em sua mente, respire. Mas não se trata de respirar de qualquer jeito; uma técnica inadequada de respiração poderia atrapalhar. Concentre-se no ar que entra em seu corpo e permita que chegue à parte mais baixa dos seus pulmões. Se você sentir que, ao inspirar está inflando seu ventre, é porque está fazendo direito. Se você estiver muito estressado, é possível que o ar que você respira esteja entrando superficialmente em seu organismo, sem garantir a oxigenação necessária. Por isso é importante que você faça uma pausa para encher seus pulmões até o fundo, de ar renovado. Ao fazer isso, você estará liberando dióxido de carbono preso e carregado de estresse, e oxigenando seus órgãos e sangue. Seu corpo agradecerá.  

3. Libere endorfina e relaxe seu corpo. Você provavelmente já ouviu de algum amigo que pratica corrida de rua que, após o exercício, se sente muito mais relaxado e que, durante os treinos, encontra soluções para diversos problemas. Fazendo exercícios, você libera endorfina e serotonina, duas enzimas que seu cérebro associa à sensação de prazer e bem estar, mas além disso você estará esquentando seu corpo, permitindo relaxar os músculos. A sensação de calor pode alterar os circuitos neurais que controlam o estado de ânimo. Exercitar-se é uma ótima forma de focar no ‘aqui’ e no ‘agora’. Em outras palavras, ajuda você a combater o excesso de preocupação com o futuro que gera ansiedade. 

 

4. Experimente estas receitas naturais.

Além do mostrado anteriormente, você pode preparar um chá de camomila ou valeriana, ou desfrutar calmamente de um chá verde. Esses três ingredientes naturais contêm propriedades relaxantes que ajudarão seu corpo a liberar tensões e esquentar.

 

5. Evite a cafeína. 

Quando você está ansioso, pode ser que sinta vontade de tomar café para ganhar energia e resolver os problemas que antecipa. Não! A cafeína deixará seu corpo mais acelerado, será o combustível que os pensamentos ansiosos precisam para crescer. Procure nunca se acelerar quando estiver ansioso. Pelo contrário, acalme-se e avance um passo de cada vez. 

 

Fonte: Incrivel Club


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.