O seu sonho é fazer o cabelo crescer, mas parece que ele não sai de um mesmo comprimento. Isso é normal e muitas mulheres passam por esse drama todos os meses. Existe uma forma de contornar esse problema ou, ainda, apenas de incentivar os fios a crescerem mais rápido, se isso é o que você quer.
Conversamos com a biomédica esteta Dra. Mônica Batista para saber como estimular os fios e sair de um corte joãozinho ou ficar com o cabelo à la Yasmin Brunet. Aliás, se você espera ter um cabelo como o da modelo, pode clicar aqui para ver algumas de suas dicas de cuidados.
1.Busque compostos de uso tópico
Isso, claro, depende da avaliação de um profissional, mas a Dra. Mônica explica que usar de compostos que são ‘fatores de crescimento’, como D-Pantenol, Vitaminas B6, Selênio e Zinco, são essenciais para regenerar as fibras capilares e, portanto, um cabelo que cresce mais rápido e saudável. “Dentre esses compostos, destaco o Fator de Crescimento Endothelial Vascular, o VEGF. É uma proteína que promove o crescimento de novos vasos sanguíneos no couro cabeludo, restaurando o fluxo de sangue na região”, diz ela. Esses compostos normalmente vêm em soluções que você aplica e massageia no couro cabeludo e fazem efeito com o uso contínuo.
2.Preste atenção no que você come
A alimentação, claro, tem um papel importante nisso. A biomédica explica que as próprias vitaminas B6, o selênio e o zinco podem ser encontrados nos alimentos. Banana, castanha do pará e camarão e ostras, respectivamente, são alguns representantes desses nutrientes e têm um efeito de dentro para fora: comendo bem, os fios crescem mais fortes e bonitos naturalmente.
3.Apare as pontas duplas
Segundo Bruno Moura, hair expert do FT Studio, cortar as pontas a cada 3 meses não é o que faz o cabelo crescer mais saudável. O que você precisa é cuidar das pontas duplas. São elas que fazem o cabelo enfraquecer e perder força, tornando-se quebradiço, fraco e, por consequência, perdendo em comprimento. O hair dusting pode ser uma ideia para cuidar justamente desse problema.
4.Faça reconstruções
Eduarda Rodrigues, do Eduarda Rodrigues Studio Hair & Spa, tem uma dica importante para ajudar nesse processo: “É necessário fazer mensalmente, num período mínimo de 6 meses, uma reconstrução capilar específica para crescimento dos cabelos. Esse procedimento, além de contribuir para o alinhamento dos fios, faz com que eles cresçam mais fortes”.
5.Adapte o corte
Se você tem o cabelo curtinho, o melhor a fazer é, em primeiro lugar, ter paciência e, em seguida, adaptar o corte conforme os fios crescem. Quando o visual é muito curtinho, ele perde o formato rápido, então Eduarda aconselha uma passagem pelo salão de beleza a cada três meses para fazer ajustes – e o importante aqui não é mexer no comprimento, apenas deixar o corte mais certinho.
Fonte: Revista Marie Claire
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.