Não sabe por onde começar? Não termina o que começou? Não lembra do conteúdo que estudou ontem? Estes são problemas comuns dos estudantes que se preparam para as provas de vestibular e do Enem. Pensando nisso, preparamos 5 dicas imperdíveis para organizar seus estudos e ter um rendimento melhor!
Com um planejamento adequado, é possível organizar os estudos para dar conta de todos os compromissos e ainda se divertir! A naturóloga Caroline Nunes nos ajudou a elaborar essas 5 dicas para quem está estudando para o Enem, vestibular ou Encceja:
1 – ENCARE OS ESTUDOS COMO UM COMPROMISSO
Isso mesmo! Se o seu objetivo é obter um bom resultado no Enem, no vestibular ou no Encceja, deve ter na mente que estudar é coisa séria. Por isso, não pode estudar “quando sobra um tempinho”, nem em qualquer lugar. O ideal é ter um horário e um local dedicados exclusivamente aos estudos.
A base de um planejamento de estudos efetivo é saber em que o horário ou turno você melhor produz. Muita gente só consegue se concentrar de madrugada, enquanto, para outros, a manhã é o melhor período. Vale o horário em que você consegue ficar mais concentrado.
Às vezes, quando tentamos estudar em um momento de baixa concentração, demoramos horas e horas para terminar a matéria – e, pior, sem fixar bem o conteúdo. Se você conseguir identificar o período em que se concentra melhor, vai otimizar seu tempo de estudos!
Além disso, é importante pensar no horário em que não vão existir outros compromissos competindo por sua atenção. Separe um tempo só para os estudos, para que não tenha que parar o tempo todo para fazer outras coisas.
O tempo de estudo é sagrado e não deve ser interrompido! Recomendamos, inclusive, que você converse com seus familiares sobre a importância do tempo de estudos, para que colaborem com a sua concentração.
Você também tem que pensar no ambiente em que vai estudar. O ideal é ter um local iluminado, calmo e onde seu material de estudos já fique organizado. Se você tiver que preparar e desmontar a mesa de estudos todo santo dia, pode ficar desmotivado antes de começar! Por outro lado, se a escrivaninha estiver ali, arrumada de acordo com sua rotina de estudos, é só sentar e se dedicar à matéria do dia!
Com isso em mente, pare e pense. Identifique quais são os momentos ou situações em que você se concentra melhor – e também aqueles que tiram a sua atenção. Tem gente que senta no ônibus e consegue se ligar totalmente nos estudos, mas a maioria precisa fechar a porta do quarto para se concentrar em cada matéria. Pense no que funciona para você!
2 – FAÇA A LISTA DA SEMANA
Para não ficar perdido em meio a tantos compromissos que surgem na nossa rotina, faça uma lista de tudo o que precisa fazer a cada semana. Inclua nessa lista as coisas da casa, encontros com amigos e, claro, todas as matérias que vai estudar!
Mesmo que sejam muitas matérias, identifique e escreva cada uma delas. Isso vai te ajudar a visualizar o seu objetivo semanal. Além disso, a cada meta cumprida, você pode riscar os compromissos da lista, o que dá uma sensação de dever cumprido sem igual!
Para ajudar a organizar seus estudos, o Blog do Enem preparou planos de estudos com os 10 temas mais importantes de cada matéria. Vale a pena conferir!
3 – ESTABELEÇA PRIORIDADES
Pense no que é importante para seus estudos neste momento. Defina suas prioridades, enumerando-as em ordem de importância. Uma boa maneira de fazer isso é verificar, na sua lista da semana, quais as matérias em que você tem mais dificuldade e que precisa dedicar mais tempo para estudar. Se o seu ponto fraco for matemática, por exemplo, separe mais dias e mais horas para essa matéria!
Outra coisa a se considerar são as matérias que contam mais pontuação conforme o curso que você escolheu. No SISU e em muitos vestibulares, o peso das matérias é diferente de acordo com o curso. Por exemplo, um curso de Engenharia pode dar mais peso às exatas do que às humanas.
Por outro lado, o curso de Psicologia provavelmente vai dar mais peso à pontuação das matérias de humanas. Isso deve ser considerado para definir o que é importante!
Feita a lista da semana com as prioridades definidas e enumeradas, distribua todos – eu disse todos – os afazeres na sua agenda. Já determine o tempo que usará para cada atividade e se mantenha fiel ao que planejou.
Veja agora em 1 minuto um vídeo com as dicas para mandar bem no Enem
4 -TENHA (OU DESENVOLVA) DISCIPLINA
Olhe sua agenda todo dia, principalmente pela manhã, para lembrar-se das suas atividades e, quem sabe, até modificá-las se for necessário. Marque os objetivos alcançados para avaliar seu progresso! Assim, ao final da semana você pode verificar o que conseguiu fazer, o que deixou para trás e se organizar melhor para o próximo ciclo.
Separe um dia da semana para fazer o seu planejamento semanal (lista e distribuição). De preferência sábado, domingo ou segunda-feira para que você já possa iniciar a semana organizado.
Você provavelmente vai demorar um mês para fazer ajustes e se adaptar totalmente, então não se desespere!
5 – RELAXE (DE VERDADE)
Em tudo na vida deve haver equilíbrio. Por isso, dedique-se também a atividades além do estudo!
Separe um tempo para fazer o que gosta. Vale uma atividade física, um livro ou aquela série que todo mundo está assistindo. Tente estar ao ar livre também – brinque com os animais ou coloque o fone de ouvido e saia para caminhar.
Seja qual for a sua escolha, o importante é ter um tempo de qualidade em que a sua preocupação não sejam os estudos. Assim, quando voltar para a matéria do dia, sua mente estará descansada e será mais fácil se concentrar e seu estudo será mais produtivo!
Fonte: Blog do Enem
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.