O corpo tem uma maneira sofisticada de expulsar as toxinas que envolvem o fígado, os rins, o sistema digestivo, a pele e os pulmões. Ainda assim, muitas vezes, é necessário estimular essa capacidade natural de eliminar as substâncias indesejáveis e sem utilidade.
Antes de explicar de que maneira isso é possível, é importante saber de que maneira essas toxinas vão parar no nosso organismo.
Sabe a fumaça dos automóveis e do cigarro, os cosméticos e os agrotóxicos? Tudo isso leva substâncias químicas, que acabam absorvidas pelo corpo. Seja ingerindo, inalando ou em contato com a pele. Acontece que essas toxinas afetam negativamente o corpo, podendo provocar doenças.
Mesmo que tenhamos órgãos excretores responsáveis por eliminá-las, algumas vezes, essa função tem a capacidade reduzida. É aí que entram algumas estratégias. Alguns métodos estimulam o trabalho do sistema linfático, encarregado de limpar as toxinas em excesso. Já outros tratam de auxilar nessa desintoxicação de maneira diferente. Todas são bem simples. Veja algumas.
Água
Beber bastante água todos os dias é uma das ações que mais podem fazer bem para o seu corpo em vários sentidos. Além de levar nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células, a água – que está presente entre os componentes do plasma sanguíneo – ajuda a desintoxicar, transportando as toxinas para os locais de eliminação. A quantidade de água ideal para cada fase da vida
Por meio da urina, por exemplo, conseguimos colocar para fora boa parte das substâncias que estão em excesso ou que não possuem função em nosso organismo.
Exercícios físicos
Assim como a urina, o suor também carrega com ele excesso de toxinas, por isso a prática de atividades físicas aeróbicas regulares é tão importante. Além de todos os benefícios que já conhecemos, os exercícios estimulam a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema linfático.
Rotina de exercícios influencia positivamente na alimentação
Drenagem linfática
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que ajuda a eliminar toxinas e líquidos ao estimular a circulação dos vasos linfáticos. Quem recebe uma drenagem até duvida que aquelas manobras de massagem tão suaves tenham um efeito tão bom, mas acredite: funcionam mesmo!
Os movimentos rítmicos e constantes aumentam a oxigenação dos tecidos e varrem o excesso de líquido e toxinas para as estruturas responsáveis em coletá-los.
Por ser uma técnica de massagem específica, a drenagem linfática deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados.
Sucos detox
Os sucos detox também funcionam fazendo uma verdadeira faxina no organismo. As combinações são inúmeras, basta escolher bem os ingredientes. Couve, hortelã, melancia, abacaxi, maçã, linhaça, gengibre, por exemplo, são ótimos componentes.
Mais fibras
As fibras alimentares – presentes em frutas, leguminosas, hortaliças e cereais integrais – funcionam como caminhões de lixo, recolhendo e levando consigo as toxinas que se acumulam no corpo. Além desse superbenefício, consumir fibras ajuda na regulação do apetite e regulariza a prisão de ventre.
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.