ispirag

 

Se você nunca leu a série de livros de Harry Potter, é provável que tenha perdido todas as referências que a J. K. Rowling fez em seus livros. A leitura pode ser densa, mas uma das alegrias de reler a saga como adulto, é encontrar todas as referências mitológicas, alegóricas e históricas que ela espalhou pelas páginas.

 

Rowling é graduada em Estudos Clássicos na Universidade de Exeter, por isso é fácil perceber de onde ela tirou a inspiração para algumas criaturas, nomes e símbolos em seu trabalho mais famoso. Embora algumas referências sejam óbvias, a maioria estava escondida. Por isso, veja a lista com algumas referências que você provavelmente perdeu:

 

1 – O aniversário do Harry tem um significado triplo

ispiragg

 

O aniversário do Harry Potter é dia 31 de julho de 1980. A maioria dos fãs conhece os dois maiores significados por trás da data. Em primeiro lugar, é também o aniversário da J.K. Rowling; em segundo, isso faz com que o seu signo seja de Leão – signo que se encaixa perfeitamente na Casa da Grifinória. No entanto, o terceiro significado que a maioria das pessoas esquecem, é que no Horóscopo Celta das Árvores, seu signo é de Azevinho. As pessoas que são de Azevinho, são líderes naturais, especialmente cuidadosos e sempre estão prontos para um desafio. Além das características parecidas com a personalidade do Harry, a varinha do bruxo é de uma madeira específica: azevinho.

 

2 – As lendas britânicas criaram o apelido de Sirius Black

ispiraggg

 

Sirius Black é um dos personagens favoritos da maioria, então os fãs da saga já descobriram quase todas os segredos que ele escondia. Algo que muitos já sabem, é que o nome do Sirius veio do nome da maior estrela da constelação do “Cão Maior”. Agora, o que você pode não saber, é que seu apelido Padfoot (Almofadinhas), também tem um significado oculto. Existem várias lendas de cachorros pretos mágicos na Grã-Bretanha. Algumas dizem que os cães protegem cemitérios, enquanto outros afirmam que aparecem de repente ao lado de alguém caminhando sozinho.  Este cão mágico tem vários nomes diferentes dependendo da região, e na cidade de Staffordshire, ele era chamado de Padfoot (Almofadinhas).

 

3 – A Marca Negra foi inspirada em uma superstição da Idade Média

ispirapp

 

Os Comensais da Morte são facilmente identificados pela Marca das Trevas – símbolo queimado em seus braços que os marca permanentemente como seguidores do Voldemort. Quando o Voldemort pressionava a marca de qualquer um de seus Comensais da Morte, todas as outras se queimavam simultaneamente, sinalizando que Voldemort estava chamando os seus seguidores. Rowling se inspirou na Marca das Trevas de uma superstição da Idade Média sobre o demônio – que é basicamente a versão da marca do Voldemort. Segundo a lenda, o demônio marcava os seus seguidores em “locais secretos”, e a marca era um sinal de pacto entre eles.

 

4 – A Professora Trelawney é descendente de uma famosa vidente

ispiragpg

 

A professora de adivinhação de Harry, Sybil Trelawney, é uma piada para a maioria dos alunos de Hogwarts. Seus xales multicoloridos e sala de aula cheia de incenso, cobrem o fato de que a maioria das suas previsões eram falsas. Quando ela originalmente se candidatou ao trabalho, Dumbledore disse que ele só lhe deu uma chance porque ela era descendente de uma grande vidente, Cassandra Trelawney. Na mitologia grega, Cassandra era uma princesa troiana. Apollo viu a bela mortal e a presenteou com o dom da profecia esperando que ela se apaixonasse por ele. Não funcionou. Ele não tirou o presente dela, mas sim a amaldiçoou para garantir que ninguém jamais acreditasse em suas previsões.

 

5 – O nome da Hermione é uma referência a mitologia grega

ispiragpgpg

 

J. K. Rowling já disse em entrevistas que ela tirou o nome da Hermione de um conto de Shakespeare, chamado O Conto de Inverno. Entretanto, a etimologia grega foi outra inspiração para o nome da menina. Hermione é um derivado feminino de Hermes, mais conhecido como mensageiro dos deuses gregos. Hermes também era o deus da eloquência, inteligência e pensamento rápido – algo que a melhor amiga de Harry Potter realmente tinha.

 

Você já sabia essas referências em Harry Potter? Deixe nos comentários e compartilhe a matéria.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.