Muito se especula a respeito do vinho e de seus benefícios para a saúde. Por essa razão, há diversos mitos que circulam sobre as propriedades da bebida e como elas poderiam influenciar positivamente em nosso organismo.
1. Faz bem para o coração
Verdade
O vinho traz benefícios para toda a saúde cardiovascular, incluindo o coração. Uma taça da bebida pode ter efeito positivo para quem sofre de problemas circulatórios, como varizes, infarto ou derrame.
Segundo estudo da Universidade de Mainz, esse antioxidante reduz o estresse oxidativo e a pressão arterial, combate os radicais livres, inibe a inflamação das veias, retarda a progressão da aterosclerose e previne a agregação plaquetária.
Os motivos são as substâncias antioxidantes presentes nas uvas. Elas são chamadas polifenóis e englobam taninos, procianidinas e quercetina.
2. Pode reduzir o risco de câncer
Verdade
Mais uma vez, o resveratrol presente no vinho é o responsável por esse benefício. Recentemente, um estudo feito por pesquisadores asiáticos de diferentes nacionalidades mostrou que ele pode reverter a resistência a medicamentos usados contra a doença. Ou seja, ele ajuda os remédios a agirem contra as células cancerosas.
Além disso, pesquisas do Instituto Indiano de Pesquisa em Toxicologia mostram que, por fortalecer o sistema imunológico, ser antioxidante, anti-inflamatório e retardar o envelhecimento, o resveratrol do vinho é considerado, potencialmente, um agente quimiopreventivo e curativo.
3. Beber vinho e fazer musculação ou tomar suplementos não faz mal
Mentira
A combinação entre musculação e álcool pode ser prejudicial. Portanto, se você pretende desfrutar de uma taça de vinho após o treino, espere algumas horas, do contrário, a bebida pode atrapalhar na sua recuperação muscular. Como as bebidas alcoólicas desidratam o corpo, elas interferem na absorção de nutrientes, diminuindo o nível de testosterona no corpo.
Com relação aos suplementos, o problema é que o álcool é prejudicial à síntese de proteínas, e, assim, atrapalha a hipertrofia muscular do atleta. Deve-se prestar especial atenção principalmente ao consumir creatina.
Explicamos: uma das ações da creatina é aumentar os líquidos no interior das células musculares, dando inclusive a sensação de que estão maiores. Porém, ao consumir bebidas alcoólicas, nosso corpo inibe a formação de um hormônio chamado ADH, que ajuda o rim a não eliminar a água do corpo.
4. Faz mal ao cérebro
Mentira
Uma pesquisa do Journal of the American Geriatrics Society revelou que beber vinho em doses moderadas pode aumentar a capacidade mental. Segundo os autores, a bebida protege algumas funções neurológicas contra o processo natural de envelhecimento, o que influencia positivamente na inteligência. Portanto, não há mal nenhum ao cérebro.
5. Afinal, beber uma taça de vinho por dia faz bem?
Verdade
Além de todos os benefícios já apresentados, a ciência também comprova que o consumo moderado de vinho faz bem à saúde como um todo. Portanto, você pode tomar sua taça diariamente sem culpa.
Uma tacinha de vinho por dia faz bem para saúde
É válido ressaltar que, caso possua um problema de saúde, informe-se com o médico responsável sobre a possibilidade de ingerir a bebida. Independente disso, é importante sempre apreciar com moderação.
Fonte: Catraca Livre.
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.