Você tem a impressão de que estuda bastante, porém, como o conteúdo é muito extenso e às vezes pouco didático, acaba não conseguindo assimilar o suficiente nunca? Pois, saiba que essa é uma questão que incomoda muitos alunos de medicina, aquela sensação de que sempre ficou algo para trás. Contudo, há diversas técnicas para melhorar o rendimento na aprendizagem e conseguir se livrar desse sentimento desconfortável. Veja 6 ótimas dicas de estudo para ter um melhor aproveitamento daqui para frente!
1. Prepare bem o ambiente
Separe um local de aprendizado, com boa iluminação, pouco barulho, organização e sem muitas opções para distração. É o passo básico das dicas de estudo, não adianta de nada ter o melhor material possível e não reunir os itens acima. A memorização e o conhecimento ficarão prejudicados.
2. Veja em quais horários seu estudo rende mais
Sabemos que o material de estudo é longo e o tempo parece não sobrar nunca. Porém, estudar por períodos demasiados indiscriminadamente pode levar à fadiga e um “ler sem aprender”, que nada mais é do que não fixar muita coisa.
Veja quais horários você consegue absorver mais conteúdo, aumente a carga nesses turnos e direcione corretamente seus esforços. É o ponto de partida para começar a melhorar seu foco.
3. Realize pausas entre suas tarefas
Os intervalos entre períodos de estudos também são essenciais para melhorar o rendimento. Faça pausas, até mesmo algum exercício rápido que relaxe sua mente.
Assim, o cérebro voltará funcionando melhor, a aprendizagem vai ocorrer sem desgastes e você verá que o ganho vale muito a pena em relação ao tempo que não ficou estudando.
4. Exercite seu conhecimento por meio de testes práticos
Uma das dicas mais eficazes de aprendizagem é por meio da aplicação de testes práticos, técnica comprovada inclusive por estudo científico, publicado pela conceituada revista Science.
Com a realização dos exercícios, você agrega mais conteúdo, consegue ver onde precisa melhorar e se torna bem mais efetivo na preparação.
5. Faça anotações em resumos das matérias
As anotações ou destaques de conteúdos são objeto muito importante para uma captação mais clara. Elas ajudam a resumir o material, dando foco ao que você realmente precisa estudar. Tenha consigo um caderno ou, se preferir, um tablet para realizar anotações. Parece simples, mas é transformador o poder que elas têm.
6. Utilize acrônimos para ajudar na memorização
Acrônimo é uma palavra ou expressão que se forma pela junção das primeiras letras ou sílabas de diversos vocábulos, sendo uma técnica bem utilizada para lembrar conteúdos.
Como exemplo, para fixar os princípios constitucionais mais usados, grave a palavra LIMPE, que seria a referência a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. É bem prático para abranger mais assuntos em pouco espaço, memorizando de maneira muito mais fácil.
Viu como dá para fazer o seu tempo render muito mais? Trazendo para sua realidade essa dicas de estudos, você vai conseguir melhorar a sua capacidade de absorção de conteúdos, aumentando seus momentos livres também. Gostou do conteúdo? Siga a gente no Facebook e Instagram e fique por dentro de nossas novidades!
Fonte: Jaleko
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.