Você já reparou que algumas casas parecem estar sempre impecáveis, com tudo no lugar e limpinho, enquanto outras vivem uma eterna bagunça? Acredite, essa diferença não está no fato de os moradores serem mais ou menos bagunceiros!
Isso acontece porque para manter a organização da casa é preciso criar estratégias também. É um desafio que pode ser vencido se você fizer pequenas mudanças em seus hábitos e na forma como distribui as tarefas.
Continue lendo esse artigo e confira 6 dicas práticas para que sua casa esteja sempre organizado, limpa e bem apresentável.
Dicas práticas
1 – Crie um cronograma de limpeza
Os cronogramas de limpeza são seus aliados para manter a casa em ordem e não deixar nada sem limpar. Para fazer um basta anotar num caderno ou agenda tudo o que precisa ser feito na casa.
As tarefas devem ser organizadas por períodos, sendo: o que precisa ser feito todo dia, dia sim e dia não, uma vez por semana, a cada 15 dias, uma vez por mês, e assim por diante. Não se esqueça de anotar cada tarefa.
Então, distribua as tarefas ao longo do ano, ou comece com um mês apenas e depois vá completando o calendário. Assim você vai conseguir fazer tudo, desde lavar a louça (todo dia) até a limpeza da caixa d’água (uma vez por ano).
2 – Estabeleça a regra do sujou limpou
Um fator que acumula muita sujeira em casa é uma só pessoa ficar responsável por limpar tudo. Por isso, estabeleça a regra do sujou limpou, assim o que cada um sujar ele mesmo terá que limpar.
Um copo, um prato, um suco derramado na pia, migalhas de pão ou biscoito, marcas de pegada e outros mais cada um deve ficar responsável pelo seu. Assim a casa se mantém limpa, já que aquilo que ficar sujo alguém terá que limpar.
E se você mora sozinha, não tente escapar dessa regra. O que sujar deve limpar para que a preguiça não acabe te vencendo no dia da faxina.
3 – Guarde o que não estiver em uso
Assim como quem sujou deve limpar, o que tirou do lugar deve voltar para ele. Essa é outra forma de evitar que coisas fiquem espalhadas pelo caminho. Assim, se tem roupa suja, se usou o liquidificador, se leu uma revista ou qualquer outro mais, recoloque onde estava, sempre.
4 – Mantenha em casa apenas o que for necessário
O acúmulo de coisas é um grande vilão e faz com que a casa acabe uma tremenda desordem. Especialmente quando os espaços são pequenos e não comportam todos os pertences. É nessa hora que você pode utilizar os serviços de um self storage.
Alguns itens não precisam ficar em sua casa, como as roupas fora da estação, itens esportivos, decorações e outras mais. Ele pode ficar guardados um guarda-móveis e quando você precisar basta ir buscar.
5 – Otimize a organização
Cada coisa precisa ter o seu lugar e aquilo que é mais utilizado precisa estar mais fácil de ser acessado. A otimização da organização dos armários e gavetas, por exemplo, evita que você tenha que revirar tudo e tirar dez coisas para alcançar uma.
6 – Elimine os excessos
Inclua em seu cronograma um dia de faxina para tirar de casa tudo aquilo que não precisa, não usa ou não quer mais. Com o tempo a gente acaba acumulando bobeiras e coisas inúteis, e então, é bom sempre dar uma revisada para eliminar as coisas que estão fazendo volume e só atrapalhando.
Fonte: Guarda Moveis
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.