As tendências de construção nas grandes cidades nos levaram a nos acomodarmos em espaços reduzidos, que contam apenas com o necessário para que uma família viva confortavelmente. Para muitos de nós, o fato de não ter um grande jardim ou ao menos uma varanda onde poderiam crescer belas plantas ou mesmo cultivar uma horta é motivo de nostalgia.
Horta em casa. Para ter uma pequena horta em casa, não é preciso contar com um jardim; bastam alguns vasos semeados com plantas aromáticas e temperos. Algumas das espécies mais resistentes em interiores são: alecrim, salsa e hortelã, mas você pode cultivar também manjericão, orégano, capim-limão, hortelã e camomila. Estas plantas, de forma geral, necessitam ser regadas a cada dos dias e estar expostas à luz e um pouco de ar.
Nada melhor para decorar sua cozinha do que ter uma horta doméstica. Para isso, basta que você instale uma ou duas prateleiras e coloque vasos sobre elas. Você pode ainda comprar vasos com ganchos e colocá-los onde houver espaço. E se você quiser uma cozinha realmente original, pode instalar vasos de pendurar, e suas plantas aromáticas irão crescer de cabeça para baixo, dando um toque único ao espaço onde você cozinha. Não se preocupe com as plantas, elas podem crescer tanto de cima para baixo quanto no sentido contrário.
Plantação vintage. Reciclar nunca esteve tão na moda. Com um jardim vintage, você estará seguindo a tendência de decoração atual e poderá dar um toque verde que falta na sua casa.
Para criar seu jardim vintage, você só precisa recuperar latas velhas que não use mais, e será ainda melhor se estas latas tiverem anúncios coloridos e chamativos. Procure caixas metálicas de chá ou pequenas embalagens de comida enlatada. Se você não tiver esses materiais em casa, é sempre possível encontrá-los em lojas de objetos usados. Eles não são caros. Semeie plantas que crescem bem à sombra e que se adequem ao tamanho de cada recipiente.
A vantagem deste tipo de jardim é que você pode fazê-lo grande ou pequeno, de acordo com o espaço na sua casa. Se não tiver muito espaço, coloque apenas uma ou duas latas sobre alguma mesa ou prateleira, e você conseguirá mudar a alma do lugar.
Um bosque em uma xícara de chá. Se você mora numa caixinha de fósforos, este é o jardim ideal. Não é porque você mora em uma kitnet que deve abrir mão do verde. Basta semear uma planta pequena numa xícara de chá e colocá-la em um lugar onde você sempre possa vê-la. Você pode ainda semear duas ou três plantas diferentes em xícaras de tamanhos e cores diferentes para dar um ar sofisticado e meigo ao espaço. Lembre-se que é importante para as plantas receberam não só água, mas também luz e ar.
Jardim vertical. Os jardins verticais também estão na moda, e não é para menos, já que são uma excelente opção decorativa, ajudam a oxigenar a casa e não ocupam mais espaço que um quadro pendurado na parede.
Você pode comprar um ou fazer você mesmo. Em muitos lugares é possível comprar jardins verticais para interiores em lojas especializadas. E, se quiser fabricá-lo com as próprias mãos, recomendamos que recicle uma caixa de madeira (como a que aparece na segunda foto abaixo), vede a parte interior com um tecido poroso e resistente, e encha os espaços disponíveis com terra escura para cultivar suas plantas. Ali você poderá semear ervas aromáticas ou plantas de interior. Para jardins verticais são indicadas plantas que crescem em cascata, para baixo. Ao terminar a preparação, é só pendurá-lo na parede.
Vasos pendurados. Os vasos pendurados são boas opções para espaços muito pequenos com poucas superfícies disponíveis, como mesas ou prateleiras. É possível conseguir uma grande variedade de vasos especiais para pendurar em interiores, com plantas de todos os tamanhos.
Existem vasos em vidro, cerâmica envernizada em cores ou de argila natural. Escolha aqueles que melhor se adaptam ao seu estilo decorativo. Para pendurá-los, basta instalar um gancho no teto da sua casa.
Terrário. Esta opção de jardim interior funciona como arranjo de flores permanente. Construindo um ou dois belos terrários, você poderá dar adeus à floricultura e curtir uma decoração viva e permanente.
Para elaborar um terrário, você vai precisar de um aquário ou um frasco de vidro grande. O tamanho que você escolher vai depender do espaço que tiver disponível.
É preciso preencher o recipiente de vidro com areia, terra e minerais especiais para terrário e plantar o que quiser em cima desta composição. Para este tipo de jardim, as suculentas e cactos são ideais por serem plantas resistentes, que não precisam de muita água, porém necessitam muita luz.
Fonte: Incrivel Club
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.