Você já assistiu filmes com a premissa parecida? Isso é muito comum em alguns gêneros cinematográficos como suspense e terror. Mas, quando a semelhança é grande, fica difícil saber se houve uma cópia de ideias ou se foi apenas coincidência. Nos filmes animados, isso ocorre com frequência. O problema é que esses tipos de filmes demoram anos para serem produzidos, então sempre existe aquela pontinha de desconfiança quanto a originalidade da produção.

 

Mas, em alguns casos, a cópia é descarada. Só de ler a sinopse de Selvagem e Madagascar dá para perceber que as histórias são iguais. Separamos 7 animações que não passam de cópias de filmes mais famosos. Confira:

 

1 – FormiguinhaZ (1998) / Vida de Inseto (1998)

Quando a DreamWorks começou a fazer FormiguinhaZ, a Pixar já estava no meio da produção de Vida de Inseto. As duas tem praticamente a mesma premissa: um inseto estranho e desajeitado descobre o seu valor em um regime opressivo e faz grandes coisas. Contudo, FormiguinhaZ foi feito mais rápido e com uma qualidade inferior, mas tinha um elenco de atores famosos. Ambos os filmes foram bem aceitos pelo público.

 

2 – Viva – A Vida é Uma Festa (2017) / Festa no Céu (2014)

O anúncio de Viva – A Vida é uma Festa foi recebido com entusiasmo. A animação pretendida abordar um estilo colorido com músicas vibrantes no Dia dos Mortos, em uma homenagem ao México. Contudo, a Pixar foi criticada depois que algumas pessoas perceberam semelhanças com o filme da 20th Century Fox de 2014,  Festa no Céu. A animação também era ambientada durante o Dia dos Mortos no México, e teve um sucesso moderado.

 

3 – O Espanta Tubarões (2004) / Procurando Nemo (2003)

Duas animações sobre peixes foram lançadas consecutivamente pela Pixar e DreamWorks, Procurando Nemo e O Espanta Tubarões. Apesar do CEO da DreamWorks Animation, Jefrrey Katzenberg afirmar que as semelhanças entre as produções eram meras coincidências, algumas pessoas duvidaram. Certo, Shark Take apresentam personagens com problemas adultos e Procurando Nemoaborda a relação entre pai e filho, apesar da mesma ambientação, as histórias são mesmo diferentes. O que você acha?

 

4 – Pets – A Vida Secreta dos Bichos (2016) / Toy Story (1995)

A premissa de Pets – A Vida Secreta dos Bichos em 2016 era simples: animais de estimação que partem para a aventura quando os seus donos não estão por perto. Já viu algo parecido? A animação de animais parece ter arrancado a fórmula de Toy Story. O personagem principal é usado para chamar a atenção de seu dono, exatamente como Woody. Então, eles adotam um novo animal de estimação que atrai toda a atenção do proprietário causando conflito, assim como o Buzz.

 

5 – Tá Dando Onda (2007) / Happy Feet: O Pinguim (2006)

Tanto Tá Dando Onda quanto Harry Feet: O Pinguim são sobre pinguins populares. Quantas animações que são focadas nesse animalzinho você já assistiu? Assim como o caso de Procurando Nemo e O Espanta Tubarões, o tema dos dois filmes é bem diferente: um é sobre um Campeonato Anual de Surf, e ou outro é um drama sério sobre o ambientalismo.

 

6 – Selvagem (2006) / Madagascar (2005)

Um grupo de animais criados em cativeiro, escapam acidentalmente do Zoológico do Central Park em Nova York em direção a África. Esses animais se unem para voltar para casa em segurança… não tem como negar que Selvagem e Madagascarparecem o mesmo filme de estúdios diferentes – Disney e DreamWorks, respectivamente.

 

7 – Izzie’s Way Home (2016) / Procurando Dory (2016)

Produzido pelo estúdio The Asylum, Izzie’s Way Home é um desenho animado centrado em peixes, muito semelhante com Procurando Dory da Pixar. Izzie é um peixe estranho que mora com o pai Harold. Ele se esforça para protegê-la dos valentões e de ser devolvida ao oceano pelo humano que os mantém no aquário. Em uma reviravolta, Izzi e Harold são devolvidos para o mar separadamente. O filme se concentra em Izzie fazendo amizade com os outros peixes enquanto ela e seu pai tentam se achar. Muito parecido, não?

 

Fonte: Fatos Desconhecidos 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.