Atendimento excelente, por quê?
Um dos recursos mais eficientes é o canal de atendimento ou relacionamento com o seu cliente. Visto com bons olhos se utilizado de maneira adequada, este canal pode criar novos relacionamentos, prover novas oportunidades, gerar leads qualificados e prospectos, monitorar e mensurar seus resultados, até mesmo gerar novos conteúdos.Vamos entender um pouco mais sobre o assunto nas 7 dicas de ouro para um atendimento excelente:
1 – Central de atendimento, em que posso ajudar?
Definir profissionais que estejam dispostos a sorrir ao seu público é quase impossível. Na maioria das vezes, por conta mesmo do mercado, muitas empresas terminam contratando estagiários ou pessoas que não tem o perfil adequado para esta árdua tarefa.
A dica aqui é investir nesses profissionais, dando treinamentos e motivações para que o canal além de ser excelente no atendimento, consiga gerar novas oportunidades por meio de follow-up ou pareceres dos consumidores. Um atendente disposto, bem treinado e proativo pode fazer muita diferença.
2 – As pessoas são carentes.
Nós seres humanos por uma questão de antropologia, somos carentes de tudo. Insaciáveis buscamos sempre informação e em especial os relacionamentos, baseado neste estudo podemos entender que oferecer um atendimento com base no relacionamento e atender a demanda da carência pode ser um diferencial para o seu negócio, e com nisso, criar e aproveitar insights para melhorar seus resultados.
Tire proveito desta dica e converse com seus atendentes, se for o caso, remodele o seu script para um atendimento “mais próximo” do seu público, com certeza todo esforço será recompensado.
3 – Uma máquina de leads qualificados.
Outra maneira de tirar proveito com o feedback do atendimento é entender em que nível do funil de vendas um cliente, ou futuro cliente, se encontra. O Lead é o contato que veio por meio de um contato físico, virtual ou recomendação. Mas, o que é interessante é que dependendo do atendimento este lead pode se tornar qualificado, ou seja, ter um perfil ou potencial para ser cliente.
Aqui a dica é verificar os canais por onde o contato chegou e fazer um trabalho mais seletivo e eficiente para criação de novos leads. Outra opção também é nutrir esses leads de maneira que se tornem clientes ou prospecto, ou até mesmo evangelizadores da marca.
4 – Cuidados com o retrabalho.
Além de ter seus canais convencionais para atendimento como telefone, e-mail, sistema de helpdesk, redes sociais, entre outros, é muito importante que eles se integrem, seja via sistema ou procedimento do próprio atendimento, a fim de não dar retrabalho aos atendentes dos canais. Em caso de sistema informatizado como sites, sistemas de helpdesk ou auto response leve a sério um planejamento eficaz para o script, cuidando para que todo tipo de informação se esclareça de fato ao cliente.
5 – Use o canal como monitoramento e mensuração.
Mensurar e monitorar são atividades fundamentais para identificar possíveis erros, faltas, aproveitamento, sugestões, atualizações ou, no pior dos casos, reclamações. Levar em consideração os possíveis resultados de ações ou pareceres de produtos e serviços pode trazer novas perspectivas para o seu negócio e assim entender o que o seu público procura. Desta maneira fica mais evidente o que está acontecendo e como isso pode ser melhorado.
6 – Aproveite o humor do seu cliente e converta.
Outra dica bem interessante é fazer com que seus atendentes sejam mais persuasivos em situações que sintam que o cliente está mais receptivo à conversão. Mostrar como a persuasão pode ser uma estratégia infalível pode criar novas oportunidades. Porém, bom senso e muito tato é sinal vital para que esta vantagem não se torne uma ameaça ou um turbilhão de reclamações.
7 – Vamos gerar novos conteúdos.
Como mencionado anteriormente, o monitoramento e a mensuração são tarefas importantíssimas para mostrar a situação do seu negócio ou produtos. Aproveitando este feedback, você pode entender seu cliente e criar conteúdo para nutrir outros leads e qualifica-los, desta maneira este procedimento passaria a fazer parte dos processos do seu negócio. Além de ser altamente benéfico, você estará levando para seu site ou redes sociais uma experiência notória que com certeza farão do seu negócio ou sua pessoa experts no assunto.
Dado o exposto, levando em consideração estas 7 dicas de ouro para um atendimento excelente, a sua empresa terá um retorno voltado para o que toda central de atendimento deve criar: um relacionamento saudável entre sua empresa e seus clientes.
Fonte: Facíleme
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