Compreender o que atrai os insetos insidiosos pode ser útil para evitá-los. Zika, Malária, Dengue … o desconcertante catálogo de doenças espalhadas pelos veículos de entrega de doenças volantes conhecidos como mosquitos é uma coisa cada vez maior. E, juntamente com doenças transmitidas por vetores, os mosquitos e as suas partes bucais hipodérmicas diabólicas não oferecem escassez de manchas de coceira, enquanto isso, seu zumbido maluco pode manter o som dos dorminhocos batendo em seus rostos a noite toda.

 

Estudos mostram que 20% das pessoas são especialmente irresistíveis. “Tipo altamente atrativo” é o que Jonathan Day, professor de entomologia médica na Universidade da Flórida, em Vero Beach, apelidou o grupo não muito sortudo.

 

O Jonathan Day diz que os dois fatores mais atraentes da atração de mosquitos têm a ver com a visão e o cheiro – o que parece óbvio, mas não é um dado que acaba com os mistérios da atração dos mosquitos. Há todos os tipos de histórias sobre o que atrai e repele – comer bananas realmente não atrai mosquitos nem a vitamina B-12 os repeli, mas os cientistas pensam que os seguintes fatores provavelmente entrarão em jogo. Alguns destes, não podemos fazer muito, mas qualquer coisa para ajudar a evitar as pragas e reduzir o uso de produtos químicos perigosos vale o esforço.

 

1. Vestuário

Como mencionado acima, os mosquitos realmente usam seus olhos para atacar as vítimas. Day explica que os mosquitos são altamente visuais “, especialmente no final da tarde, e seu primeiro modo de busca de seres humanos é através da visão.” Usar cores escuras (marinha, preto) e vermelho tornam você em um prato mais atrativo, diz Day.

 

2. Tipo de sangue

É tudo sobre o sangue para os mosquitos; Bem, isso e néctar. Os mosquitos adultos sobrevivem no néctar para alimentação, mas as fêmeas dependem da proteína do nosso sangue para a produção de ovos. Portanto, é uma pequena surpresa que alguns tipos de sangue possam ser mais desejáveis ??do que outros. A pesquisa descobriu, que as pessoas com sangue de Tipo O são duas vezes mais atraentes para os mosquitos do que aqueles com sangue Tipo A; Pessoas tipo B estavam no meio. Além disso, 85 por cento das pessoas produzem uma secreção que sinaliza o tipo de sangue que são; Os mosquitos são atraídos para aqueles 85 por cento mais do que os não-secretores, independentemente do tipo de sangue.

 

3. Dióxido de carbono

Os mosquitos podem sentir dióxido de carbono até 50 metros de distância; Então quanto mais exala, mais atraentes se tornam. Pessoas maiores exalam mais. Além disso, como observa, uma vez que os seres humanos exalam o dióxido de carbono através do nariz e da boca, os mosquitos são atraídos pelas nossas cabeças, o que explica os “mosquitos zumbindo sobre as orelhas durante toda a noite”.

 

4. Calor e suor

Os mosquitos aparentemente têm um nariz para outros aromas além do dióxido de carbono; Eles podem cheirar as vítimas através do ácido lático, ácido úrico, amônia e outros compostos emitidos no suor. Eles também gostam de pessoas que são mais quentes; Um humano suado deve parecer bastante delicioso para eles. O exercício extenuante aumenta o acúmulo de ácido lático e calor em seu corpo, observa Smithsonian, enquanto fatores genéticos “influenciam a quantidade de ácido úrico e outras substâncias naturalmente emitidas por cada pessoa, tornando as pessoas mais facilmente encontradas pelos mosquitos do que outras”.

 

5. Pele com bactérias

Algumas pesquisas mostraram que os tipos e a quantidade de bactérias na pele podem desempenhar um papel na salmoura nos mosquitos também. Nosso invólucro dérmico é naturalmente cheio de vida microscópica, e todo o corpo cria uma fragrância distinta. Em um estudo, um grupo de homens foi dividido em pessoas que eram altamente atraentes para os mosquitos e aqueles que não o eram. Os deliciosos tinham mais de certos micróbios na pele do que os não atraentes, mas menos tipos – uma comunidade maior, mas menos diversificada. O fator de bactéria também poderia explicar por que alguns mosquitos são atraídos para tornozelos e pés, uma fonte especialmente madura de bactérias.

 

6. Gravidez

As mulheres gravidas são provavelmente as que menos desejam atrair mosquitos, mas, infelizmente, algumas espécies são, evidentemente, mais atraídas para as mulheres grávidas do que as mulheres que não são. Um estudo na África revelou que as mulheres grávidas são duas vezes mais atraentes para os mosquitos que transportam a malária do que as mulheres não grávidas; Os pesquisadores acreditam que é devido a um aumento no dióxido de carbono – eles descobriram que as mulheres no final da gravidez exalaram 21 por cento maior volume na respiração do que as mulheres não grávidas. Eles também descobriram que o abdômen das mulheres grávidas era mais quente, somando-se ao componente dos corpos quentes dos mosquitos.

 

7. Cerveja

Quem sabia que mosquitos tinham gosto pela cerveja? Em um estudo, os pesquisadores descobriram que significativamente mais mosquitos aterraram nos participantes do estudo depois de beber uma cerveja do que antes de beber. Os cientistas descobriram que era devido ao aumento do teor de etanol na temperatura do suor e da pele apos consumir a bebida, mas não conseguiram encontrar a correlação exata, só que aconteceu.

 

 

Fonte: Lista de Curiosidades.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.