Com professores especializados, 100 meninos e meninas puderam transformar suas realidades a partir do conhecimento da cultura brasileira

 

Há um ano, os alunos da Pré-Escola Cantinho Feliz, em Santa Teresa, puderam conhecer e se emocionar com as mais diversas formas de manifestações artísticas. A partir do projeto Musicarte, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, os 100 meninos e meninas de 2 a 6 anos que estudam na instituição mantida pelo Instituto Marquês de Salamanca, passaram a ter contato semanal com as artes visuais, artesanato e música.

 

As aulas, com professores especializados, propuseram um mergulho na diversidade cultural brasileira a partir da adaptação da obra “Nau Catarineta”, de Antonio Nóbrega. Depois da leitura do livro, que conta a chegada dos portugueses ao Brasil, as crianças entraram em contato com as músicas que fazem parte da cultura popular e com as brincadeiras cantadas.

 

As vivências realizadas com o trabalho de artes favoreceram o contato com diferentes tipos de materiais plásticos, com cores, formas e texturas diversas. A partir daí surgiram inúmeras criações artísticas, sempre incentivando o aproveitamento de materiais reutilizáveis. Todas as atividades do projeto estão reunidas num DVD que será distribuído a parceiros, mantenedores e apoiadores do Instituto.

 

“A arte e a música são ferramentas essenciais na formação de todo ser humano. Entendemos que o maior ganho deste projeto está na ampliação do vocabulário e do repertório cultural das crianças que se tornam potencialmente capazes de transformar a realidade de seus familiares e das pessoas com as quais convivem”, explica Paula Baggio, diretora executiva do Instituto . “Todo esse potencial educativo ajuda também a melhorar a vida dessas crianças que estão em contato diário com a violência das comunidades de Santa Teresa”, completa.

 

A Pré-Escola Cantinho Feliz foi fundada em 2003 pelo então Instituto Marquês de Salamanca, criado pelo empresário Olavo Monteiro de Carvalho. Hoje rebatizada Instituto Trilho, a instituição desenvolve projetos sociais há 20 aos no bairro de Santa Teresa e tem cinco eixos de atuação: educação, saúde capacitação profissional, geração de renda e cidadania.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Frase Comunicação 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.