Para economizar nas viagens de carro não é preciso mudar o destino ou adotar medidas extremas. Com a mudança de alguns hábitos simples é possível evitar gastos desnecessários. Veja como!

 

Quem está pensando em pegar a estrada e não quer gastar muito dinheiro precisa saber como economizar nas viagens de carro. Muitas vezes adotando algumas medidas simples é possível diminuir os custos e aproveitar o valor que sobrar para usar no seu destino.

 

Veja o que você pode fazer para economizar nas viagens de carro sem mudar a sua rotina.

 

9 dicas para economizar nas viagens de carro

 

1 Mantenha a velocidade para economizar nas viagens de carro

 

Ficar acelerando e freando só te fará gastar muito mais combustível, por isso, o ideal é sempre manter a velocidade constante. O mais indicado é ir por todo o caminho a 80 km/h.

 

2 Escolha os horários

 

Conforme o horário que for pegar a estrada corre o risco de enfrentar um congestionamento e ficar um tempo parado, gastando combustível desnecessariamente.

 

Evite os horários de pico e no início e final do dia e, se possível, as segundas e sextas-feiras. Para se ter uma ideia, quem mora em São Paulo fica até 69% de tempo a mais no trânsito em horários de pico.

 

3 Tenha um seguro auto

 

Problemas e imprevistos podem acontecer no meio do caminho, por exemplo, o carro quebrar. Para não gastar com mecânico e guincho nessas situações, tenha um seguro com um limite de quilometragem grande para contar nessas horas.

 

Além disso, se não quiser perder o passeio, o carro reserva do seguro auto pode ser a solução para continuar.

 

4 Escolha bem a sua rota

 

O caminho mais curto pode ser o que mais tenha pedágio e acaba fazendo com que o custo final fique mais elevado. Porém, o mais longo pode ter estradas mal conservadas que estragam o carro.

 

Antes de sair de casa, veja qual o melhor rota em relação às condições da estrada e os gastos para conseguir economizar nas viagens de carro. Não adianta economizar com pedágio e gastar mais com combustível e manutenção depois, por exemplo, então faça as contas.

 

5 Leve o seu lanche

 

Nas viagens longas pode dar sede e fome e parar para comer nos postos ou restaurantes à beira da estrada costuma ser bem caro. O ideal é comprar o seu lanche e preparar em casa, pois assim não passará aperto e economizará.

 

Se tiver crianças, essa dica funciona bastante, pois, como não sentirão fome, não vão pedir tudo o que virem pela frente.

 

6 Calibre os pneus

 

Se os pneus estiverem muito baixos, o atrito com o solo aumenta e o consumo de combustível também.

 

Antes de pegar a estrada, faça a calibragem de acordo com as recomendações do fabricante.

 

7 Leve somente o necessário

 

Quanto mais bagagem estiver transportando, mais pesado o seu carro ficará e, logo, o consumo de combustível e desgaste do carro aumentam.

 

Leve apenas a bagagem que realmente será utilizada. Nada de lotar o porta-malas e carregar peso extra.

 

8 Use o ar-condicionado

 

Todo mundo sabe que o ar-condicionado faz com que o consumo de combustível aumente, porém, em velocidades elevadas é mais vantajoso do que manter os vidros abertos.

 

Quando se está acima dos 60 km/h, a recomendação é fechar os vidros para diminuir a resistência do ar e ligar o ar-condicionado para economizar.

 

9 Alugue um carro

 

Essa pode ser uma alternativa se vai viajar por um longo tempo e não quer ter que se preocupar com a manutenção e revisão antes da hora.

 

O aluguel possui um preço fixo e, dependendo da situação, pode sair mais barato.

 

Agora já sabe como economizar nas viagens de carro, então é só escolher o seu destino e boa viagem.

 

Fonte:  Catraca Livre


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.