1. Pendure os cabides com os ganchos sempre na mesma direção
Geralmente vemos esse truque em lojas, já reparou? Difícil é, na correria do dia a dia, manter o hábito. Ah: deixe as roupas todas viradas para o mesmo lado. Ajuda muito na hora de identificar as peças. Se puder, tenha os cabides idênticos. Muito luxo!
2. Organize os sapatos por tipo em prateleiras (e não amontoados)
Guardar os sapatos dentro do guarda-roupas é polêmico. Muita gente defende que a medida não é higiênica. Por isso, o ideal é ter uma sapateira como esta, com o espaço calculado. Ainda assim, limpe as solas dos sapatos com um pano úmido. O móvel pode ficar em um quarto de serviço, junto da tábua e do ferro de passar roupa.
Armazenamento | Um armário criado em espaço “roubado” da varanda abriga calçados, aspirador de pó, tábua de passar roupa e produtos de limpeza (Foto: Marco Antonio/Editora Globo)
3. Preserve espaços vazios
Tem coisa melhor do que chegar com uma roupa nova e encontrar um cabide ou prateleira livre? Pode parecer impossível, mas você consegue. Mantenha o hábito de organizar seu armário de tempos em tempos, tirando o que não usa e separando as peças de outras estações. E compre menos! Duvida que vai sobrar espaço?
Logo na entrada de casa, o armário dos casacos esconde uma surpresa: é vermelho por dentro. Todo o exterior é predominantemente branco. Projeto da arquiteta Beatriz Fujinaka (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim e divulgação)
4. Respeite o comprimento das peças dentro do armário
Exatamente como nesta foto. Veja que as peças penduradas no cabide não encostam na base da prateleira. Tomar esse cuidado é muito importante para o seu humor em um dia que estiver atrasado para um compromisso. Nada pior do que escolher a peça ideal e encontrá-la amarrotada.
Armário infantil no apartamento da designer de papelaria Marcia K (Foto: Divulgação)
5. Parte de cima em cima, parte de baixo em baixo
Parece óbvio, mas muitas vezes esquecemos disso. Tente não misturar calças, camisas, shorts e casacos no mesmo nível. Olhando as partes separadas, fica até mais fácil montar o look.
Repare em como as portas espelhadas dos armários dão ao cômodo a sensação de amplitude. Apartamento do arquiteta Helena Kallas (Foto: Foto Marco Antonio/Editora Globo)
6. Vestidos compridos de um lado, vestidos curtos de outro
Arrume dessa forma, mesmo que os modelos curtos tenham de ficar junto das camisas! Misturar todos os vestidos, curtos e compridos, é um ótimo jeito de não encontrá-los na correria.
Guarda-roupa da estilista Adriana Barra (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)
7. Organize as peças por cor
Ok, você está cansado de ouvir isso. Mas confie no potencial transformador desse hábito! Comece com as peças mais claras, passe pelas estampadas e coloridas e, na sequência, posicione as mais escuras. Muda tudo!
Guarda-roupa com roupas e sapatos no apartamento do arquiteto Fabio Morozini (Foto: Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)
8. Roupas infantis devem ser acessíveis às crianças
Estimule seus filhos a escolher o que irão usar e, principalmente, a se vestirem sozinhos. Tenha paciência e ensine-os também a manter tudo organizado, como estes sapatos!
Fonte: Casa e Jardim
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.