Em tempos de quarentena, não é todo dia que a gente pode sair e comprar o nosso querido pão de cada dia, então, para te ajudar, a gente vai te ensinar a fazer pão francês em casa. É mais fácil e barato do que você imagina.
Confira o passo a passo no vídeo, mas antes, clique aqui e se inscreva no canal do YouTube para ver mais receitas. Toda semana temos três vídeos novos nas segunda, quarta e sexta-feira.
Pão francês caseiro
INGREDIENTES
• 480g de farinha de trigo (cerca de 3 e 1/2 xícaras)
• 2 colheres (chá) de sal
• 1 colher (sopa) de açúcar (15g)
• 10g de fermento biológico seco (1 colher de sopa) – Se preferir, use 30g de fermento biológico fresco
• 2 colheres (sopa) de óleo (30ml)
• 320ml de água morna (1 e 1/3 xícara)
• Gergelim e parmesão (opcional)
MODO DE PREPARO
Em um recipiente junte a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal e misture tudo.
Agora, adicione o óleo e aos poucos junte a água e vá misturando bem até que a massa ganhe mais consistência, mas não fique muito mole.
Quando perceber que é possível, transfira a massa para uma bancada limpa e enfarinhada e sove até que ela fique bem elástica (10 a 15 minutos. Se quiser, use uma batedeira com gancho neste processo ou sove dentro do próprio recipiente).
Depois da sova, molde a massa em uma bola, devolva para o recipiente, cubra e leve para descansar em um lugar fechado por pelo menos 1 hora ou até que a massa dobre de volume.
Depois deste tempo, retire o ar da massa e a divida em 10 ou 8 parte iguais (eu dividi em 9 partes cada uma com 95g).
Modele cada um esticando com largura de 15cm a 20cm e enrole afinando as pontas.
Transfira para uma forma untada a enfarinha com a emenda virada para baixo e deixa descansar por mais 30 minutos para que a fermentação recomece.
Depois deste tempo, com uma faca bem afiada, faça cortes no sentido do comprimento na superfície de cada pão e borrife-as com água.
Em seguida, leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até que os pães estejam bem dourados.
Depois disso, é só retirar do forno e servir.
Fonte: Catraca Livre.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.