A bússola é um ímã, assim como o planeta Terra. Todo ímã tem um pólo norte e outro sul, sendo que os opostos se atraem. Por isso, o pólo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o pólo sul magnético do planeta que, por coincidência, está perto do pólo norte geográfico da Terra.

 

“Algumas pessoas não sabem que a Terra é um ímã. Só que o pólo sul magnético do planeta fica perto do pólo norte geográfico. É por isso que a bússola está sempre apontando para o norte”, explicou o professor de Física Bassam Ferdinian.

Estima-se que a bússola tenha sido inventada pelos chineses, por volta do ano 2000 a.C. Os árabes fizeram com que o instrumento chegasse à Europa. A bússola foi essencial para o sucesso da Era dos Descobrimentos (1400-1600), período no qual navegadores europeus se lançaram ao mar em busca de novas rotas de comércio.

 

Fonte: Terra.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.