Todos nós sabemos que uma casa bem decorada consegue deixar qualquer lar aconchegante.

Essa é uma das razões pelas quais as pessoas buscam enfeitar o ambiente com artesanato, por exemplo.

Esse tipo de arte também é capaz de trazer benefícios para a saúde, pois as técnicas ajudam a manter a mente mais ativa.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, atividades cognitivas como o artesanato ajudam a exercitar o cérebro e, consequentemente, preservar a memória.

Entre outras atividades que trazem o mesmo benefício, estão: a leitura, escrita, jogos e a pintura.

 

Amigo da memória do idoso

É por apresentar benefícios a saúde que o artesanato é recomendado para quem está na terceira idade, especialmente, para aqueles que já têm a memória comprometida.

Através da arte o idoso consegue estimular a criatividade e o coloca em atividade para expor suas ideias e aptidões que o ajudam a exercitar a mente.

Segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os idosos que realizam atividades simples como tricô, corte, costura, trabalhos em madeira e colagem são sete vezes menos propícios a apresentarem demência do que os que não costumam realizar nenhuma tarefa.

Idosos que fazem artesanato tem mais qualidade de vida.

 

Como atua na memória?

Estudos apontam que a pintura, o desenho e o artesanato servem como recursos terapêuticos, pois ativam os canais sensoriais durante a sua prática.

Assim, é capaz de equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos.

Além disso, os trabalhos manuais são eficazes por manter o corpo e a mente ativa, porque as terminações nervosas, que estão localizadas nas pontas dos dedos estão ligadas a diferentes partes do cérebro.

Com isso, aumentam a atenção, as funções executivas, a percepção e até mesmo a linguagem.

Além dos benefícios já citados sobre o artesanato e outras atividades manuais, elas também podem ser praticadas em grupo, o que pode estimular a interação social, afastando assim a solidão.

Então, mãos à obra!!!

Vamos criar, pintar, fazer coisas incríveis para deixarmos nossa memória impecável.


Fonte: https://avovo.com.br/idosos-que-fazem-artesanato-tem-mais-qualidade-de-vida/


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.