Desde que os incêndios florestais e as inundações no sul da Austrália deixaram dezenas de comunidades sem energia, várias empresas de tecnologia começaram a instalar painéis solares e redes elétricas com uma velocidade impressionante, graças a um casal filantropo.

 

Mike e Annie Cannon-Brookes doaram US $ 12 milhões para a criação do Resilient Energy Collective – uma coalizão dedicada à criação de microrredes sustentáveis ​​em toda a Austrália.

 

O coletivo, que utiliza baterias elétricas da Tesla e sistemas solares da 5B, já implantou duas redes de energia limpa para locais rurais em Nova Gales do Sul e Victoria. Antes de sua instalação, bombeiros e moradores locais dependiam de geradores a diesel para eletricidade durante a temporada de incêndios florestais. Além desses geradores serem particularmente caros e de alta manutenção, eles também emitem grandes quantidades de poluentes.

 

O coletivo está agora trabalhando com fornecedores de energia em todo o país para priorizar mais 100 locais para instalação de micro-redes.

 

A iniciativa é semelhante à maneira como a Tesla usou redes solares para restaurar a eletricidade em Porto Rico após o furacão Maria em 2017. Agora, Cannon-Brookes – que também é co-fundador e CEO da empresa de tecnologia Atlassian – diz que o A coalizão instala suas próprias micro-redes em menos de dois dias.

 

“Em três semanas, nos reunimos, descobrimos a tecnologia, adaptamos, colocamos em caminhões e agora está operando, gerando eletricidade”, disse Cannon-Brookes à Eco Generation em comunicado .

 

“É disso que trata esse coletivo; reunindo a melhor tecnologia e a melhor engenhosidade para resolver um grande problema, em dias, não meses ou anos. ”

 

Fonte: The Good Network.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.