Shala Andirá é a melhor representante do mês de maio, com o livro ‘O Meu Corpo A Minha Terra Prometida’, pelo selo feminino Maat, da Ibis Libris Editora.
O mês de maio é mais um mês das mulheres – tradicionalmente é chamado de o mês das noivas, mês da família, mês das mães, mês de luta pela saúde da mulher -, tempo de nos lembrarmos da família e da mulher, de falar de respeito, acolhimento, amor e do feminino.
Shala Andirá também trabalha pelo Feminino e o livro, pequeno, denso, delicado, flui como um poema único, em que o pensamento vai e volta, como se circundasse o mesmo ponto, que é o Amor. Sensível, simples, generoso e profundo, seus textos fluem como um poema único, formando um diálogo entre o efêmero e o permanente, a impermanência e o eterno.
Shala Andirá é mãe, poeta, terapeuta, educadora e especialista em Gestalt pela Escola Gestalt Viva Claudio Naranjo, no Rio de Janeiro. Com uma voz corajosa e suave, traz estes escritos entrelaçados e tecidos à mão, usando o acaso, a inspiração e a intuição. Estudiosa das tradições e contadora dessas histórias que reconfortam e transmitem o acolhimento e a sabedoria de geração em geração, Shala Andirá é cofundadora da Casa Essência, um coletivo de terapeutas integrativas, que tem como uma de suas missões atuar no resgate do Feminino e na transmissão das sabedorias ancestrais. Autora de A Menina José (2011) e Cal (2016), este é seu terceiro livro, publicado pela Ibis Libris, desta vez, pelo selo feminino Maat, lançado em agosto de 2021. Mora em Miguel Pereira, onde trabalha na Escola do CEPE, fundada junto com sua mãe.
TRECHO DO LIVRO
Volto pra dentro de mim
E vejo, enfim, o sol no meu peito
Vejo, sim, você aqui.
Tudo que espera e move o amor encontra o seu
Lugar
A verdade se abre sem precisar apressar
Dentro
A chave sem-fim
De um
Novo tempo
Que eu quero pra nós
Fica bem perto, fica aqui dentro
Que é certo a gente se encontrar
Assim no agora realizar.
Tudo impermanente,
Tudo mutante, tudo aqui.
Tudo real.
Vivo de viver
Minha alma se alegra em ti
Eu te amo permanente
Eu te quero inteiro aqui.
SOBRE SHALA ANDIRÁ
Desde que se lembra, Shala Andirá é fascinada pela linguagem. Iniciou seus estudos de Ensino Superior na Faculdade de Medicina de Vassouras e, ao finalizar o 4º ano de Medicina, transferiu seus estudos para a Faculdade de Odontologia de Valença, onde se graduou. Praticou a Odontologia por 16 anos de Clínica em Odontopediatria e Ortodontia & Ortopedia dos Maxilares, especialidades nas quais se pós-graduou e, no imenso interesse e amor pela complexidade das relações humanas, sentindo-se limitada pelo universo da clínica odontológica, em 2008, começou sua pesquisa de aprofundamento com a linguagem, junto com o percurso de análise pessoal na abordagem de base freudiana.
Paralelamente, os caminhos de pesquisa sobre si mesma e os processos que a atravessaram, como a formação na Escola de Dança Angel Vianna, um interesse particular pela análise do discurso, a paixão pela língua, e pelas linguagens do corpo, no amor pela palavra, pela arte e pela construção de cultura que produz um idioma e leva ao diálogo de múltiplas linguagens, se transformaram em seu primeiro livro de poemas, “A Menina José”, publicado em 2011, pela Ibis Libris Editora. Movida pelo mesmo amor e interesse, a partir de 2013, através do trabalho na Escola do Cepe (Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais), e dos percursos de pós-graduação em Gestão e Supervisão escolar e Orientação Profissional – A facilitação da escolha (um passeio pela obra de Rodolfo Bohoslavsky), iniciou sua pesquisa sobre o percurso educacional e sua influência na cultura, as conversações que nos formam, que culminou, em 2016, no lançamento do seu segundo livro de poemas também pela Ibis Libris, “Cal” e, na sua Formação como Analista e Terapeuta Corporal, através do universo da Gestalt terapia, concluída em 2018.
É estudiosa das tradições e contadora dessas histórias que reconfortam, e atualmente está em formação na abordagem psicanalítica de base lacaniana, e é membro do Núcleo de Pesquisa, Curumim – A criança no discurso analítico do ICP-RJ (Instituto Clínico de Psicanálise do Rio de janeiro), EBP (Escola Brasileira de Psicanálise) e Nuvem Freudiana. Em 2021, teve seu terceiro livro de poemas publicado pela Ibis Libris, desta vez, com o selo Maat, dedicado à escrita feminina. Diretora pedagógica da Escola do Cepe, à frente de projetos culturais como a Tinguá – Reserva de Leitura e o Poiesis Tinguá, é uma das líderes fundadoras da Essência – Terapias Integradas, e se vê no propósito de unir as sabedorias que a reformam e reformulam, em apoio a percursos de análise de si mesmo, como uma potência transformadora de cultura.
e–mail: shala.andira@gmail.com
Instagram: shala.andira
Facebook: Shala.Andira
SOBRE O LIVRO
- Título: O meu corpo a minha terra prometida
- Autora: Shala Andirá
- Ibis Libris Editora @ibislibris
- Editora: Thereza Christina Rocque da Motta
- ISBN 978-65-89331-26-1
- Preço de capa: R$ 42,00
- 100 p.
- 12x18cm
- brochura
- Foto da Autora: Vitor Vogel @vogel_vitor
- Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem / Arte Cult
- Ibis Libris Editora @ibislibris
- Editora: Thereza Christina Rocque da Motta
- e-mail: contato@ibislibriseditora.com.br
- Rua Pereira Nunes, 395 sala 1701 – Vila Isabel
- 20541-022 – Rio de Janeiro – RJ
- Tel.: 21-3546-1007
Fonte: Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem / Arte Cult
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.