A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). Por tanto, durante todo o mês é realizada Campanha Abril Azul a fim de conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

Autismo

O autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um distúrbio do neurodesenvolvimento e pode ser caracterizado por algum grau de alteração no desenvolvimento. Estima-se que uma em cada 160 crianças tenha o transtorno. No mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), acredita-se que mais de 70 milhões de pessoas convivam com o autismo. O diagnóstico e intervenção precoce podem oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo.

Os primeiros sinais podem ser notados ainda na infância e persistir na adolescência e idade adulta. Cada indivíduo dentro do espectro desenvolve um conjunto de sintomas e características bastante particulares, afetando como se relaciona, expressa e comporta. Pode apresentar dificuldade para interagir socialmente, manter o contato visual, fazer amizade, dificuldade na comunicação e alterações comportamentais como o apego à rotina, interesse em assuntos específicos, sensibilidade sensorial, manias e padrões fixos de comportamento, entre outros sintomas. Nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.

O diagnóstico do autismo é fundamentalmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores. O tratamento do TEA envolve diversos profissionais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pedagogos, entre outros.

 

Abril Azul

Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é comemorado no dia dois de abril e tem por objetivo conscientizar as pessoas a respeito do autismo e ajudar a promover o diagnóstico precoce. Para o ano de 2023, a campanha ‘Abril Azul’ traz à discussão o tema “Mais informação, menos preconceito”, em busca de sensibilizar a sociedade para maior aceitação e inclusão de autistas em todos os âmbitos.

O debate sobre o assunto é essencial para a construção de uma sociedade democrática em que seus membros possam se relacionar e participar de forma atuante e em igualdade de condições, fortalecendo cada vez mais a integração e o respeito às diferenças.

“O dia da conscientização do autismo é muito importante, pois não há possibilidade de desenvolvimento desse indivíduo sem uma mudança atitudinal da sociedade. Nesse sentido, colocar o tema em pauta é um dos caminhos para que as pessoas iniciem seu processo de entendimento sobre o tema”, finaliza Juliana.

 

Símbolos do TEA

Cor Azul
Conforme dados de OMS (Organização Mundial da Saúde), do total de crianças diagnosticadas com TEA, a incidência de casos no sexo masculino é de 80%, por isso a cor azul.

Quebra-cabeça
Representa a complexidade dos transtornos que formam o espectro autista, a ideia de que pessoas autistas são difíceis de compreender.

Fita de conscientização
A fita do quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da conscientização sobre do autismo. As peças em diferentes cores representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA.

Logotipo da neurodiversidade
O sinal do infinito nas cores do arco-íris foi colocado como uma alternativa para o quebra-cabeça. O logotipo celebra a diversidade de expressões dentro do espectro.

Comunicação SES


Fonte: http://www.ms.gov.br/abril-azul-nova-tecnica-auxilia-pais-no-desenvolvimento-de-criancas-que-convivem-com-autismo-em-ms/#:~:text=Por%20tanto%2C%20durante%20todo%20o,(Transtorno%20do%20Espectro%20Autista).


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.