O projeto Amigos da Pracinha está de volta com sua proposta de ocupação cultural nas praças e áreas públicas para crianças e famílias. Esse ano o projeto vai contar com três edições, uma na Zona Norte e duas na Barra da Tijuca. O início será no próximo sábado, 13 de outubro, dentro da programação de Dia das Crianças do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão. Nos dias 20 de outubro e 10 de novembro será a vez da Praça Professor José Bernadino, mais conhecida como Praça do Pomar, na Barra da Tijuca. O evento tem patrocínio do Colégio Mopi, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Se chover forte, uma nova data será agendada.
Para a idealizadora e produtora do evento, Christina Martins, a edição deste ano continua apostando na ocupação da praça pelas crianças e seus familiares, mas traz novidades. “Vamos abrir mais espaço para as Brincadeiras de Antigamente e teremos um espaço com latões, baldes e tampas de panela, para as crianças exercitarem seu lado musical. E as famílias terão toalhas de piquenique espalhadas pela tenda, para fazer suas confraternizações”, afirma.
A programação no MAST começa a partir das 10h em uma tenda de circo montada para abrigar o tradicional Sebinho. Para o troca-troca, os livros (infantis e adultos), devem estar em bom estado e sem rasuras. Um livro vale uma ficha, que vale outro livro. Paralelamente ao Sebinho, acontece a Oficina de Jogos da Curió, onde serão apresentados os jogos Macacos Me Mordam e Quero-Quero, para a família brincar e interagir. O encerramento do Amigos na Praça acontece com a contadora de histórias Juliana Franklin, que preparou um repertório de narrativas fantásticas que ligam céu e Terra e falam, com poesia, sobre os mistérios do universo e da existência.
Na Barra da Tijuca, as atividades acontecem nos dias 20 de outubro e 11 de novembro. Com mais mil metros quadrados, a Praça do Pomar, tem espaço de sobra para receber a programação do Amigos na Praça, que começa às 9h, com o Sebinho, e sua troca de livros infantis e adultos, que contará com uma grande toalha para que os leitores façam um test-drive literário.
O grupo Gato Mia será responsável por várias atividades recreativas, a partir das 10h, como oficinas de brinquedos de sucata, de massinha e de pipa Às 10h, entra em cena o espetáculo infantil “Gentilezinha na Cidade das Maravilhas”, no qual o protagonista contará com a ajuda de Luquinhas, defensor da diversidade e da tolerância na luta contra o bullying e a discriminação.
Amigos na Praça contará com a participação do projeto O Museu vai à praça, do MAST. Durante duas horas, eles vão promover, de forma lúdica, as oficinas Os planetas do Sistema Solar e “Observação do Sol”.
No dia 11 de novembro, além da troca de livros e das oficinas do Gato Mia, a programação contará ainda com a contação de histórias do livro “Será que pode ou faz mal?”, de Mariza Tavares e Luis Fernando Correia, seguido de manhã de autógrafos. No livro, os autores fazem um divertido guia para crianças sobre verdades e mitos a respeito da saúde.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sara Paixão
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.