Para ter sucesso nos estudos é preciso entender como aprender e melhorar a memória para assegurar ter sucesso em sua prova ou exame. Para isso, montamos um guia rápido para auxiliar no aumento de suas habilidades de estudo.
1 – Não memorize, aprenda
Entenda seus tópicos de estudo em suas próprias palavras, ou seja, o professor ou palestrante transmite a explicação de um assunto, mas é pelo seu entendimento que irá memorizar as informações. Para isso, adquira o hábito de explicar tudo o que você está estudando em suas próprias palavras.
A chave para memorizar as disciplinas é entender o que você aprendeu. Portanto, não basta memorizar e certifique-se de compreender a sua teoria.
Fazer cartões sobre o conteúdo estudado são ideais para aumentar a sua memória e ajudá-lo a se lembrar da teoria, definições e datas importantes.
2 – Não fique com dúvidas
Não tenha medo de fazer perguntas sobre os assuntos. Se não compreendeu um assunto, procure um professor, colega de estudos ou especialista.
Por mais que você considera sua pergunta “boba”, é melhor não ficar com nenhuma dúvida. Lembre-se: o problema está em não questionar.
3 – Fala simulados
Responda questões de concursos anteriores, pois é importante testar seus conhecimentos. Dessa forma você poderá avaliar como está seu progresso nos estudos.
4 – Seja criativo
Não se limite em ficar apenas na frente de um livro ou computador. Há muitas maneiras diferentes para estudar. Tente usar o maior número de ferramentas e técnicas de estudo possível para ajudá-lo a estudar melhor e descobrir o que funciona melhor para você. Exemplos perfeitos de tais ferramentas de estudo são: mapas mentais, simulados, planos de estudo on-line, palestras online, vídeo e recursos de áudio.
5 – Tenha metas
Defina suas metas de estudo e crie um plano de estudos flexível: para garantir sua aprovação no concurso, é preciso saber o que se deseja alcançar.
Por isso, é extremamente importante definir suas metas e traçar um objetivo.
Com seus objetivos de estudo em mente, faz sentido ter um plano de estudo flexível. Quanto mais perto você chegar da prova, mais concreto ele deve ser, o ideal é que seja amplo o suficiente para cobrir cada assunto/tema da melhor maneira possível.
Fonte: Terra
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.