Diante dos fechamentos das escolas de música, bares e casas de show em todo o estado, e também no Grande ABC, os músicos da região se organizaram na manhã do último sábado, 21, para criar uma alternativa aos próximos dias que enfrentarão sem trabalho. O Coletivo Músicos do ABC foi organizado pela cantora Fernanda Cressoni e pelo violonista Tom Petronella, através de um grupo no whatsapp e uma página em uma rede social, convidando outros músicos da região, que em questão de poucas horas, já havia mobilizado nomes conhecidos da região e organizado uma agenda.
O coletivo criou o Festival em Casa ABC, uma agenda viva de shows, com uma organização crescente, em que músicos convidam outros músicos a participar do movimento e assim decidem entre os dias vagos quem toca em qual horário e dia para fortalecerem as divulgações em conjunto, um ajudando o outro e fortalecendo o todo. Uma forma de manter a casa das pessoas som arte, deixando os dias menos tediosos, mas, também muito importante para manter quem trabalha por pagamentos pontuais com cachês, couverts e aulas menos angustiantes.
A ideia é que o público assista aos shows pelas lives, que serão feitas através do Instagram do Festival em Casa ABC e também na página de cada um dos artistas, e convidar o público que quiser e puder colaborar a fazer uma contribuição aos artistas, que estarão com as informações para recebimento de cachês em suas páginas.
É, sim, uma forma de levar arte à casa das pessoas, afinal, o artista deve ir aonde o povo está. E neste caso, não há outra forma senão levando arte às casas. Mas também é importante lembrar ao público que o artista vive da sua arte e neste momento, cada um deles também conta com o apoio do público para continuar fazendo o seu trabalho. Confira a agenda:
9 de abril
13h: Mariana Duarte
14h: Jef Dascanio
15h: Régis Mariano
16h: Rodrigo Braga
17h:Leonardo Thulin
18h: Tata Alves
19h: Nelson Live Loop
20h: Adriano Danos
10 de abril
13h: Felipe Cressoni
14h: ThiagoTQ15
15h: Cia Canta Circo
16h: Amanda Kids
17h: Rodrigo Régis
18h: Duo Coisa Feita
19h: Zen Limites
20h: Henri VB
11 de abril
13h: Lúcio Xavier
14h: Rosana Camilo
15h: Mariane Mattoro
16h: Abraham Ferreira
17h: Verdade Absoluta
18h: Der Baum – Fernanda Gamarano
19h: Pablo Marchatto
20h: Marcelo Sobral
Fonte: Catraca Livre.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.