mulher com a cabeça baixa

Transtorno de ansiedade é uma condição médica caracterizada por preocupação persistente e excessiva. Em geral, envolve sentimento de medo, nervosismo e apreensão.

 

Os transtornos de ansiedade podem assumir várias formas, mas o que diferencia ansiedade comum de uma crise é que essa última compromete a saúde física e emocional, impedindo, muitas vezes, que a pessoa consiga fazer atividades simples, como dormir e trabalhar.

 

4 LIÇÕES QUE A ANSIEDADE ME ENSINOU
Acredita-se que os distúrbios de ansiedade sejam causados por uma combinação de fatores. A maioria das pessoas ansiosas provavelmente nasceu com uma vulnerabilidade genética para desenvolver o transtorno. Além disso, eventos de vida estressantes podem desencadear ou piorar a condição.

 

Antes de uma crise de ansiedade, o corpo costuma dar alguns sinais de que algo não vai bem. O site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre, listou alguns:

Tensão muscular

De acordo com a psicanalista Cristiane Maluf, a ansiedade eleva a produção de hormônios que afetam a musculatura. Com isso, a pessoa vive com dores, o que consequentemente afeta seu sono.

 

Falta de ar

Antes de acontecer uma crise, é comum que a respiração fique ofegante e a pessoa sinta falta de ar.

 

Episódios de tontura são comuns
A tontura e o formigamento são consequências da pressão psicológica que a ansiedade traz. A vertigem também aparece, o que pode causar a sensação de desespero.

 

Falta de concentração

O estado alerta constante impede que a pessoa se concentre em tarefas simples. Isto pode acontecer por uma auto cobrança excessiva, ou então por grande pressão do ambiente externo.

 

Preocupação excessiva

O medo e pensamentos negativos produzidos pela preocupação alimentam os sintomas da ansiedade e vice-versa. É como se fosse um ciclo vicioso.

 

Tratamento
Em casos de transtornos de ansiedade, o tratamento pode acontecer com administração de medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica); psicoterapia com psicólogo ou com médico psiquiatra ou combinação dos dois tratamentos (medicamentos e psicoterapia).


Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.