É muito comum sabermos e conhecermos nosso corpo e, um dia, nos assustarmos com certo inchaço sinistro na região abdominal comumente chamado de barriga inchada. Mas afinal, por que isso acontece?

 

As razões são diversas, pode ser gases acumulados no estômago e intestino, pode ser decorrente de gravidez, pode ser em função do período menstrual, ganho de peso, retenção de líquido, prisão de ventre e até mesmo tumores. Inclusive, vale ressaltar que existem pessoas cuja predisposição genética causa um acumulo de gases no organismo que deixa a barriga inchada e rígida com barulhos constantes e dor, esta pessoa também terá uma maior quantia de gases para liberar.

 

Outra grande causa para o acúmulo de gases que deixa a barriga inchada é a ingestão excessiva de carboidratos tais como feijão, batata-doce, pães, farinhas, macarrão, arroz e grãos integrais tais como soja e trigo. Além destes existem alguns alimentos que naturalmente causam os gases tais com a cebola, repolho, lentilha e até mesmo o brócolis. Agora, caso você se surpreenda com este tipo de inchaço com muita frequência é importante ir ao médico já que o excesso de gases pode ser causado por diversas doenças gastrointestinais tais como a síndrome do intestino irritável, intolerância ao glúten e/ou lactose, intolerância a frutose e/ou ao sorbitol. Além  do inchaço, outros sintomas podem aparecer tais como diarreia e náusea.

 

Ou seja, caso você tenha dúvidas sobre as causas deste mal e este quadro se repita, por favor visite um médico especialista em gastroenterologia ou até mesmo um clínico-geral para que possa receber uma luz sobre a causa deste problema.

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.