Com 400 milhões de usuários na Índia, o WhatsApp está sendo utilizado no estado de Karnataka como um meio de comunicação para solicitar a entrega de mercadorias em casa. O objetivo do governo é garantir que as pessoas consigam mantimentos sem sair de casa. O sistema utiliza um bot na plataforma, bastando o usuário enviar um “Oi” junto com os itens que desejados para fazer compras sem sair de casa.

 

De acordo com os governantes da Índia, mais de 16 mil negócios foram mapeados e estão sendo utilizados pela iniciativa na região da capital Bangalore. Até o momento, mais de 10 mil pedidos já foram realizados. Quando o usuário faz a solicitação, o sistema encontra o comércio mais próximo e faz uma conexão com o cliente, oferecendo diferentes opções de pagamentos, incluindo dinheiro, cartão e soluções digitais, como o WhatsApp Payments.

 

Investimento no modelo de negócio

 

Enquanto a solução foi desenvolvida para manter as pessoas em casa durante a pandemia, o Facebook deu indícios de que pode investir no uso do WhatsApp como vetor comercial futuramente. Nesta semana, a empresa de Mark Zuckerberg investiu US$ 5,7 bilhões na Jio Platforms, companhia indiana que lançará neste ano uma grande plataforma de vendas online focada em pequenos e médios negócios.

 

Com o montante, o Facebook se torna um dos maiores investidores estrangeiros do país e assume o controle de 9,99% da Jio, garantindo o título de principal acionista minoritário da companhia, que é a principal solução digital do conglomerado indiano Reliance Industries. Ao anunciar a nova aposta, a rede social mencionou que o principal objetivo é garantir mais integração dos negócios digitais da Índia com o WhatsApp.

 

“Reunindo a JioMart, iniciativa de pequenas empresas da Jio, com o poder do WhatsApp, podemos permitir que as pessoas se conectem com empresas, façam compras e adquiram produtos em uma experiência móvel perfeita”, disse o Facebook, em comunicado enviado à imprensa. “A Índia é um país especial para nós.”

 

A ideia de transformar o aplicativo em um meio de comunicação padrão para negócios deve ser o primeiro passo para o lançamento global do WhatsApp Payments, sistema de pagamentos integrado ao mensageiro que já vem sendo testado na Índia desde 2018. Segundo Mark Zuckerberg, a solução deve chegar para mais países dentro dos próximos meses.

 

Fonte: Good News Network


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.