Valentina Sampaio quebrou barreiras ao se tornar a primeira mulher transgênero a posar para a Sports Illustrated Swimsuit Issue – edição especial publicada anualmente pela revista norte-americana Sports Illustrated, que traz modelos, celebridades e atletas em fotos de biquínis e maiôs.

Na última semana, a brasileira de 23 anos compartilhou em seu Instagram um clique do ensaio fotográfico e aproveitou para escrever uma mensagem poderosa para celebrar esta conquista.

Valentina Sampaio posa para revista de biquínis

Com mais de 400 mil seguidores no Instagram, Valentina usou a rede social não só para comemorar mais este marco de sua carreira no mundo da moda, mas também para abordar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas trans no Brasil e no mundo.

“Estou empolgada e honrada por fazer parte da icônica edição da Sports Illustrated Swimsuit Issue. […] Eu nasci trans em uma remota e humilde vila de pescadores no norte do Brasil. O Brasil é um país bonito, mas também abriga o maior número de crimes violentos e assassinatos contra a comunidade trans no mundo – três vezes o dos EUA”, começou.

“Ser trans geralmente significa enfrentar portas fechadas para os corações e mentes das pessoas. Enfrentamos risadinhas, insultos, reações de medo e violações físicas apenas por existir. Nossas opções para crescer em uma família amorosa e acolhedora, ter uma experiência frutífera na escola ou encontrar um trabalho digno são inimaginavelmente limitadas e desafiadoras”, diz a modelo.

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que Valentina abre caminho para outras mulheres trans na indústria da moda. Em agosto de 2019, ela se tornou a primeira modelo transgênero da Victoria’s Secret e, em 2017, foi a primeira mulher trans a estampar a capa da Vogue Paris.

Diversidade nas revistas

Publicada há 56 anos, a Sports Illustrated Swimsuit Issue vem trabalhando nos últimos anos para trazer uma maior diversidade de modelos para sua edição especial.

Em um vídeo publicado no Instagram da revista no último domingo (12), Valentina aparece no making of de seu ensaio e ressalta a importância de estar na página da publicação e, assim, poder passar uma mensagem de amor e respeito a todas as pessoas.

Já no ano passado, o destaque ficou por conta de Halima Aden ter se tornado a primeira modelo a ser fotografada usando burkini – roupa de banho de corpo inteiro, usada por questões culturais, religiosas ou, simplesmente, preferência pessoal – e hijab na cabeça.

A mesma edição, inclusive, teve sua capa estampada pela modelo plus size norte-americana Hunter McGrady.

 

Fonte: Vix


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.