Em 2 de fevereiro de 2020, o Ministério do Turismo do Equador afirmou que a Cachoeira de San Rafael, com cerca de 150 metros de altura, teve seu fluxo de água praticamente extinto.

 

Esse problema surgiu após aparecer um grande buraco no rio Coca, que alimentava a cachoeira. O desnivelamento mudou o curso da água, fazendo com que ela caia em três seções separadas, e não em um grande fluxo de água como os turistas costumavam ver.

 

A causa que levou ao surgimento do buraco ainda não é certa. Alguns pesquisadores defendem que essa mudança no solo ocorreu naturalmente, já outros estudiosos afirmam que a construção da Coca-Coco Sinclair, a maior hidrelétrica do país, pode ter modificado a geografia do rio.

 

A cachoeira de San Rafael

 

A cachoeira de San Rafael atraia milhares de turistas todos os anos por conta do seu grande fluxo de água, além de estar envolta de uma vegetação nativa e exuberante que abriga borboletas raras.

 

De acordo com o Ministério do Turismo do Equador, em comunicado, não está nos planos reconstruir o leito do rio ou tomar alguma medida para devolver o grande fluxo de água para a cachoeira.

 

Fonte: Mega Curioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.