A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, de 19 a 21 de outubro, a 5ª edição da Feira do Cordel Brasileiro. O evento traz lançamentos literários, exposição de obras raras, vendas de folhetos de cordel, livros, camisetas, xilogravuras e produtos afins, além de shows, recitais, palestras, oficinas de cordel, repente e construção de fantoches com material reciclado. Entre as atrações musicais, o destaque para o sanfoneiro e ator Chambinho do Acordeon. A entrada é gratuita.

Na programação, diversas atrações exploram o universo do cordel e sua relação com demais linguagens da cultura e da arte. Os multiartistas Beto Brito e Adiel Luna, expoentes do gênero literário, fazem shows e lançam seus livros durante a feira. 

Também participam dessa edição: a cineasta Lis Schwabacher de Araripe – co-diretora da série “No País da Poesia Popular”; o mestre decano da poesia popular, Chico Pedrosa; a dupla de emboladores Marreco e Pinto Branco; os mestres Martônio Holanda e Geraldo Amâncio Pereira; os cantadores Guilherme Nobre e Zé Vicente; o humorista-cordelista Tranquilino Ripuxado; os cordelistas Rouxinol do Rinaré, Breno de Holanda, Julie Oliveira e Evaristo Geraldo da Silva. 

A feira abre espaço ainda para os pesquisadores que abordam esse tema, como Alberto Perdigão, Bruno Paulino, Paiva Neves, Eduardo Macedo, dentre outros. 

Vale destacar que, essa edição presta homenagens a grandes nomes da cultura nordestina: Mestre Bule-Bule, Mestre Dila, Oswald Barroso e o saudoso cordelista Arievaldo Vianna e José Camelo de Melo Rezende. Esse último, autor do clássico romance Pavão Misterioso, é reverenciado com a apresentação do espetáculo “Nas Asas do Pavão”, espetáculo litero-musical idealizado pela médica, cordelista e musicista Paola Torres. 

Com a curadoria do cordelista, artista gráfico e mestre da cultura cearense Klévisson Viana, a 5ª Feira do Cordel Brasileiro é uma realização da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará. 

Serviço

5ª Feira do Cordel Brasileiro

Período: de 19 a 21 de outubro (quinta-feira a sábado)

Horário: das 14h às 22h

Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema – Fortaleza/CE

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência

PROGRAMAÇÃO

DIA 19 (Quinta-feira)

14h10 – Solenidade de Abertura

14h30 – Exibição de episódios da série “No País da Poesia Popular” – Bráulio Tavares (Campina Grande/PB) e José Araripe Jr. (Salvador/BA)

15h – Lançamento coletivo de livros e folhetos com vários autores e autoras

15h10 – Palestra e Lançamento do livro “Pretas e Pretos na Literatura de Cordel” -Alberto Perdigão (Fortaleza/CE) e Oficina “Construção de Fantoches com Material Reciclado” – Mestre Martônio Holanda (Sobral/CE)

15h30 – Lançamento do livro “Personalidades Históricas do Ceará Cantadas em Cordel”- Guaipuan Vieira (Teresina/PI)

16h – Lançamento da antologia “Cordel das Rosas” com a participação de Silvinha França (Guarabira/PB)

16h40 – Recital “O Decano e o Aprendiz” – Mestre Chico Pedrosa (Guarabira/PB) e Anthony Feitosa (Aiuaba/CE)

18h – Repente ao som da viola com Guilherme Nobre (Fortaleza/CE) e Zé Vicente (Chorozinho/CE)

19h – Espetáculo “Mundaréu Sonoro” – Mestre Martônio Holanda (Sobral/CE)

20h – Show de encerramento – Chambinho do Acordeon (São Paulo/SP)

DIA 20 (Sexta-feira)

14h10 – Exibição de episódios da série “No País da Poesia Popular” – Bráulio Tavares (Campina Grande/PB) e José Araripe Jr. (Salvador/BA) – Bate-papo com a co-diretora Lis Schwabacher de Araripe (Salvador/BA) Mediação: Maura Isidoro (Arneiroz/CE)

15h50 – Palestra “Cordel e formação humana – um estudo à luz da onto-metodologia” com o pesquisador e cordelista Eduardo Macedo (Fortaleza/CE)

14h30 – Oficina “Cantoria de Viola” – Mestre da Cultura e Tesouro Vivo Geraldo Amâncio Pereira (Cedro/CE)

16h – Apresentação do “Projeto Cordel Escola” e lançamento de cordéis – Participação da EEF Capitão Manoel Pinto de Mesquita (Itapajé/CE) e poeta Sergio Magalhães (Itapajé/CE)

17h – Recital “Cordel do Dia” – Evandro Aquino (Pacatuba/CE)

18h – Lançamento do livro “Lunário Encourado” – Mestre Adiel Luna (São Lourenço da Mata/PE)

19h – Show de emboladas com Marreco (Aracoiaba/CE) e Pinto Branco (Quixadá/CE)

20h – Show “Só Quero Avoar” – Beto Brito (Santo Antônio de Lisboa/PI)

15h30 – “Um tantim de poesia” com o ‘Pequeno Poeta’ Reginildo Paiva (São Gonçalo do Amarante/CE)

16h – Lançamento do livro “Bazófias de um Cantador Pai D’égua, o Maior Cordel do Mundo” de Beto Brito (Santo Antônio de Lisboa/PI)

17h30 – Lançamento dos cordéis e recital, “Mas, será o Benedito?” e “Harry Potter e o Cactus Patronum” – Julie Oliveira (Maracanaú/CE) e Patrick Lima (Fortaleza/CE)

DIA 21 (Sábado)

14h – Mesa “O Cordel na Educação” – Bruno Paulino (Quixeramobim/CE), Francisco Paiva Neves (Cedro/CE) e Silvinha França (Guarabira/PB). Mediação: Ione Severo (Pombal/PB) e Oficina “Cordel: Aprenda a Fazer Fazendo” – Rouxinol do Rinaré (Banabuiú/CE)

14h30 – Exibição de episódios da série “No País da Poesia Popular” – Bráulio Tavares (Campina Grande/PB) e José Araripe Jr. (Salvador/BA)

15h30 – Lançamento do livro “A Mala do Folheteiro” do Mestre da Cultura e Tesouro Vivo Klévisson Viana (Quixeramobim/CE) e Recital “Meu Sertão em Versos” – Evaristo Geraldo da Silva (Quixadá/CE) e Dideus Sales (Crateús/CE)

15h50 – Lançamento do cordel “Corisco e a anta esfolada” de Rodrigo Passolargo (Fortaleza/CE)

16h30 – Recital “Viagens de um oculista ambulante” com Breno de Holanda (Garanhuns/PE)

17h – Espetáculo “Munganga Navi” – João Pirambu (Fortaleza/CE)

18h – “Nas Asas do Pavão – Espetáculo Litero-Musical” – Paola Tôrres (Gravatá/PE)

19h – Repente ao som da viola com Gonzaga da Viola (Itatira/CE) e José Eufrásio (Itapajé/CE)

20h – Encerramento com Beto Brito (Santo Antônio de Lisboa/PI), Adiel Luna (São Lourenço da Mata/PE), Tranquilino Ripuxado (Crato/CE), Paola Tôrres (Gravatá/PE), Klévisson Viana (Quixeramobim/CE) e outros.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa da CAIXA (85) 3924-5960 / (81) 3323- 6590 Caixa Notícias | Caixa | imprensa.nordeste@caixa.gov.br


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.