Não adianta postar fotinho no Instagram toda cheia de glitter, arrasando nos bloquinhos e sendo linda (mesmo que você já seja diariamente) e jogar lixo no chão. Também não adianta nada ~pegar várias gatinhas~ sendo que você só as “pegou” porque foi abusivo. O Carnaval tem tudo para ser uma data linda, basta você se esforçar um bocadinho mais para:

 

1. Não achar que as ruas são lixões à céu aberto

 

É Carnaval, tem tumulto, tem comida, bebida e glitter, mas ainda assim é possível dar uma controlada na sujeira. Se cada um fizer a sua parte, de pouquinho em pouquinho, somando, o resultado final é menos trágico. Acredite.

 

2. Ter carinho e zelo pelo meio ambiente

 

As imagens abaixo são, decididamente, algumas das mais tristes da vida! Cuidar da natureza é cuidar de si mesmo. Lembre-se também de que ninguém é obrigado a nada, nem a limpar o seu lixo. E, inclusive, peixes não se alimentam naturalmente de garrafas plásticas e embalagens de cigarro. Sempre bom lembrar…

 

3. Respeitar as minas e aceitar um fora sem neuras

 

Não é nada de “uau!”, viu? Todo mundo já levou um fora ou vai levar um dia. Então, fica de boa, curte a folia com os amigos, deixa as garotas curtirem na paz também, porque nem todas pulam Carnaval porque estão necessariamente solteiras ou querendo beijar na boca. Aliás, beijar na boca com consentimento é gostoso demais! Agora, isso aqui embaixo é crime. Ligue 180 e denuncie a violência contra a mulher.

 

4. Respirar duas vezes ao se o motorista da rodada

 

Não é fácil sair de casa em pleno Carnaval, à pé ou de carro, principalmente se você morar em uma região movimentada e com vários blocos de rua. Não adianta se estressar: você já sabia o que te aguardava. Respeite os pedestres e os foliões – mesmo que muitos não estejam respeitando o trânsito. Vamos nos ajudar! o/

 

5. Cuidar da sua vida e da dos outros (em um bom sentido)

 

É aquela velha história de: se beber, não dirija. Se dirigir, não beba. Não arrisque a sua vida e a de outras pessoas em nenhum sentido: seja pilotando embriagado um veículo, fazendo uso de drogas sintéticas e ilícitas, incentivando outras pessoas a fazerem coisas com as quais não se sintam confortáveis e por aí vai. O Carnaval passa, os danos, muitas vezes, não. E muitos são fatais.

 

6. Usar camisinha

 

Preservativo: tem que usar no Carnaval, no Ano Novo, nas férias de Verão, sempre!

 

7. Se fantasiar e brincar sem ferir ninguém

 

O debate sobre apropriação cultural é enorme e não merece ser abordado em poucas linhas, mas, basicamente, lembre-se de que nem sempre o motivo do seu riso é o motivo do riso alheio. Não seja preconceituoso, desrespeitoso nem menospreze a cultura dos outros.

 

E você, tem outras maneiras para fazer deste o melhor Carnaval de todos?

 

Fonte: Capricho.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.